Ato público para a construção do trevo

Comunidade montenegrina pede urgência na conclusão do trevo do bairro Cinco de Maio.

Um ato público, promovido pelo Instituto Zero , numa iniciativa do deputado estadual Paulo Azeredo (PDT), reuniu lideranças comunitárias, os vereadores Isaura de Mattos, Ari Müller, Dorivaldo da Silva (Dorinho), Roberto Braatz e Ricardo Kraemer, secretários municipais Carlos Einar de Mello (Viação e Serviços Urbanos) e Fernanda Duarte (), moradores, comandantes do CRPO da , tenente-coronel Edar Borges, da 1ª Companhia, Oscar Bessi Filho e da Polícia Rodoviária Estadual, Rolando Sebastião de Moraes, representantes das associações comunitárias, Associação Comercial e Industrial, empresas e comunidade em geral. A manifestação aconteceu manhã desta quinta- (25/10), junto ao trevo de acesso ao bairro Cinco de Maio, em Montenegro. No cruzamento da Maurício Cardoso (RSC 287) com a avenida Ernesto Popp, o trevo está abandonado e inacabado, sendo palco de vários acidentes.

“Existe um risco muito grande para as pessoas que passam por este local. O custo para a sinalização é mínimo, com placas e tachões”, destacou Paulo Azeredo, lamentando a ausência de representantes do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (DAER). Azeredo havia feito contato com o Diretor Geral do Daer, engenheiro Gilberto Cunha, que prometeu enviar um representante. Cunha explicou que o departamento investiu R$ 84 mil na obra, restando agora a parte da . Ele reconheceu que o processo já levou muito tempo e que na próxima semana o local deve ser liberado para o término dos trabalhos. “Extrapolou todos os de tempo. Não pode mais trancar essa obra”, admitiu, lamentando a burocracia.

A secretária municipal de obras, engenheira Fernanda Duarte, alegou que a Prefeitura não pode concluir a obra enquanto o Daer não assinar um convênio. “Não podemos fazer sem autorização”, justificou. O deputado Azeredo entende que então a obra está irregular, pois foi feito aterro e drenagem, pela Prefeitura, sem convênio, mas agora o mesmo não vale para a sinalização. “Estão deixando toda a comunidade em perigo”, diz, protestando que esta situação já dura mais de dois anos.

O comandante da Polícia Rodoviária em Montenegro, sargento Rolando Sebastião Aguirre de Moraes, informou que recentemente ocorreram quatro acidentes no local, inclusive com vítimas, devido à falta de sinalização, o que confunde os motoristas. Além da revolta dos condutores, moradores próximos também protestam. “Isso aqui é terrível”, critica Ângela da Silva. “A travessia das crianças é muito perigosa”, completa Adonis Luiz Antunes Perez, que já presenciou vários acidentes.

No encerramento da manifestação, os participantes deram as mãos e formaram uma rótula humana. Também foram colhidas assinaturas para um abaixo-assinado que será encaminhado ao Ministério Público, pedindo providências imediatas.

Manifesto pela construção do trevo no Bairro Cinco de Maio (Foto: Divulgação)
aqui>

O conteúdo desta página pode não refletir a opinião do portal NoticiasDoSul.com e de seu fundador. Os veículos e autores identificados nas publicações fazem o uso desse espaço sem edição ou análise prévia. Assim, possuem a mais ampla e exclusiva responsabilidade sobre quaisquer consequências que possam estar direta ou indiretamente relacionadas ao conteúdo aqui veiculado, isentando este site e seu fundador de qualquer responsabilidade.