Morro 29 em Linha General Neto, Barão/RS

Paisagens de tirar o fôlego são uma recompensa àqueles que desafiam chegar ao topo do Morro 29 em Barão/RS.

Morro 29 (ao fundo) em Linha General Neto Alto, Barão/RS, registrado em imagem a partir do Morro do Diabo em São Vendelino/RS.

Morro 29 (ao fundo) em Linha General Neto Alto, Barão/RS, registrado em imagem a partir do Morro do Diabo em São Vendelino/RS.

O local conhecido como Morro 29 é um ponto de grande relevância pelo seu valor ambiental. Procurado por amantes da natureza e aventureiros, o local não tem infraestrutura para receber visitantes e está localizado em propriedades particulares.

Situado na localidade de , ao nordeste do município de Barão/RS, o Morro 29 fica próximo à divisa com os municípios de Carlos Barbosa e São Vendelino.

Paisagem registrada a partir do Morro 29 em Barão/RS, mostrando o vale dos Arroios Santa Clara e Forromeco, bem como o topo do Morro do Diabo à direita no horizonte.
Paisagem registrada a partir do Morro 29 em Barão/RS, mostrando o vale dos Arroios Santa Clara e Forromeco, bem como o topo do à direita no horizonte.

O que faz do Morro 29 um ponto de grande relevância ambiental é a grande diferença de elevação em relação a locais próximos. Com seu ponto mais elevado situado a 640 metros do nível do mar, as paisagens de seu topo são de tirar o fôlego, na medida em que outros locais próximos como o Arroio Forromeco e a sede do município de São Vendelino estão situados a somente 130 metros do nível do mar.

A dificuldade de acesso também faz com que o Morro 29 preserve fauna e flora com pouca intervenção humana em relação a região.

Nascer do sol registrado no topo do Morro 29 em Linha General Neto Alto, Barão/RS.
Nascer do sol registrado no topo do Morro 29 em Linha General Neto Alto, Barão/RS.

Segue abaixo um vídeo com registro a partir do topo do Morro 29, em Barão/RS, durante o nascer do sol.

A diferença de aproximadamente 500 metros de altura em poucos quilômetros garante ao visitante uma experiência de contemplação única do grande vale do Arroio Forromeco, formado por seus afluentes menores como os Arroios Santa Clara e Santa Clara Baixa.

À direita o Morro 29 em Barão. À esquerda o vale do Arroio Forromeco. Registro a partir do topo do Morro do Diabo em São Vendelino/RS.
À direita o Morro 29 em Barão. À esquerda o vale do Arroio Forromeco. Registro a partir do topo do em São Vendelino/RS.

O vídeo abaixo, produzido por @LucasSchmitz, reproduz um pouco da caminhada que leva ao topo do Morro 29.

A partir do Morro 29 é possível contemplar outros grandes pontos de relevância turística como o , Morro Canastra, Morro Santa Clara e mais ao leste, o Morro do Tigre, entre outros.

A origem do Morro 29.

Esculpido por milhares de anos através da erosão natural dos cursos de água, o morro resistiu as intempéries e sempre foi citado como ponto de referência em meio ao grande vale do Arroio Forromeco.

A região foi colonizada na metade do século XIX, especialmente a partir da fundação da antiga Colônia de Santa Maria de Soledade, em 1855, sob o comando do vice-consul da França no Brasil, Conde de Montravel. Transformada na Sociedade Montravel, Silveira e Cia, a sede da colônia foi fixada aos pés do Morro 29, onde está localizada, atualmente, a sede do município de São Vendelino/RS.

Em antigos mapas é possível identificar que os colonizadores da época utilizavam pontos de referência para localizar os lotes de terras a serem colonizados. Curiosamente, o topo deste morro fica situado próximo aos “lotes” de números “29” e “30”, o que leva a crer que seu nome, “Morro 29”, tem origem no lote de terras de mesmo número e, assim, desde 1850, passou a ser conhecido por esta nomenclatura.

Mapa que seria do primeiro assentamento de colonos posseiros em seus lotes na Colonia Montravel, Silveiro e Cia. mostrando os lotes de número "29" e "30" na região aproximada ao topo do morro que é, ainda hoje, conhecido como Morro 29.
Mapa que seria do primeiro assentamento de colonos posseiros em seus lotes na Colonia Montravel, Silveiro e Cia. mostrando a localização aproximada dos lotes de número “29” e “30” na região onde fica o topo do morro que é, ainda hoje, conhecido como Morro 29.

Estudos mais recentes apontam que, na divisão inicial das terras, o lote de número 29 não correspondia, necessariamente, ao local onde, de fato, encontra-se o topo do morro hoje conhecido como Morro 29. De qualquer forma, o ponto de referência se popularizou desta forma, servindo o “Morro 29” até hoje como ponto de referência em toda a região.

Como chegar no Morro 29 em Barão/RS.

O local conhecido como Morro 29 está  interditado pelo poder público (Mar/ 2021)em razão de um incêndio recente.

Localizado em áreas de terras particulares, não possui qualquer infraestrutura para receber visitantes. Assim, não está aberto para visitação pública.

Morro 29 à esquerda e Morro Santa Clara à direita. Imagem registrada a partir da estrada que leva ao Morro do Diabo, próximo ao Arroio Santa Clara.
Morro 29 à esquerda e Morro Santa Clara à direita. Imagem registrada a partir da estrada que leva ao Morro do Diabo, próximo ao Arroio Santa Clara.

No entanto, a natural curiosidade do ser humano por pontos de interesse ambiental não impede que as pessoas continuem buscando esse destino como alternativa de aventura, lazer, prática esportiva ou tão somente motivadas pela curiosidade.

Morro 29 em Barão. Imagem registrada a partir da localidade conhecida como Morro Seibel, próximo a Linha Rodrigues da Rosa.
Morro 29 em Barão. Imagem registrada a partir da localidade conhecida como Morro Seibel, próximo a Linha Rodrigues da Rosa.

Para chegar ao Morro 29 é preciso, antes, chegar a sede da comunidade de através de estradas rurais, seja a partir da sede de Barão (13 km) ou a partir da sede de São Vendelino (6 km).

A partir da igreja evangélica de Linha General Neto Alto, que fica a aproximadamente 450 metros do nível do mar, toma-se o caminho em direção à São Vendelino à direita do grande Morro 29. Uma discreta entrada à esquerda leva a uma trilha íngreme e sinuosa até o topo do Morro 29.

Igreja evangélica da localidade de Linha General Neto Alto em Barão/RS.
Igreja evangélica da localidade de em Barão/RS.

Parte do caminho mais íngreme conta com uma pavimentação estreita de concreto bruto, construída na época em que praticantes de voo-livre utilizavam o Morro 29 para a decolagens e pousos. Prática, essa, que não tem sido vista a muito tempo nesse local.

Parte do caminho íngreme conta com piso de concreto bruto, facilitando a prática de ciclismo de montanha. Imagem registrada por @BeutlerLemes.
Parte do caminho íngreme conta com piso de concreto bruto, facilitando a prática de caminhada e ciclismo de montanha. Imagem registrada por @BeutlerLemes.

Atualmente (Mar/2021), somente veículos preparados para trilhas off-road tem condições de chegar ao topo. Outros veículos são deixados ao pé do morro, sendo percorrido o restante do caminho a pé.

Flora local, típica de topos de morros rochosos como o Morro 29 em Barão/RS.
Flora local, típica de topos de morros rochosos como o Morro 29 em Barão/RS.

É indispensável que se leve água, alimento e que o visitante contribua levando embora (saco de lixo), pois não há água, estrutura no local para receber visitantes ou moradias próximas.

Fauna local, típica de topos de morros como no Morro 29 em Barão/RS.
Fauna local, típica de topos de morros como no Morro 29 em Barão/RS.

Após subida íngreme em meio a mata nativa, chega-se ao topo do Morro 29 onde uma clareira revela toda a beleza do vale do Arroio Forromeco, no grande Vale do Rio Caí.

Tenha cuidado. Local perigoso!

Não há moradores e qualquer infraestrutura de acesso próxima. No Morro 29 existem paredões basálticos que ultrapassam dezenas de metros verticais sem nenhuma informação ou proteção para prevenir acidentes. É importante que as pessoas tenham consciência de que, ao sofrer algum acidente no Morro 29, as pessoas estarão sujeitas a difícil e demorado resgate. Tome cuidado!

Incêndio e ambiental.

Recentemente o Morro 29 foi vítima de severo ambiental, quando um incêndio destruiu uma boa parte da mata que encobria o seu topo. Há suspeita de que o incêndio tenha iniciado a partir de alguma fogueira que não foi manejada de forma adequada ou por algum toco de cigarro descartado de forma irresponsável por algum visitante.

O município interditou o Morro 29 após a ocorrência de incêndio. No entanto, a distância do local em relação a sede do município e a ausência de moradores próximos dificultam a fiscalização. Embora interditado, não é incomum encontrar pessoas visitando o local.

Responsabilidade pela preservação.

Locais de relevante interesse ambiental são, naturalmente, frequentados por humanos desde os primórdios da humanidade. Assim como a visitação do Morro 29 pode servir para manter os olhos atentos sobre um patrimônio ambiental a ser preservado por todos, também expõem o mesmo patrimônio ambiental a riscos de poluição e destruição, como o recente episódio de incêndio que destruiu parcialmente seu topo.

Morro 29 em Barão/RS. Imagem registrada a partir do Morro do Diabo em São Vendelino/RS.
Morro 29 em Barão/RS. Imagem registrada a partir do Morro do Diabo em São Vendelino/RS.

Cabe ao poder público a iniciativa de promover políticas de proteção ao patrimônio ambiental local. Há boatos de que, em breve, serão lançadas iniciativas que visem a promoção da proteção ambiental e visitação sustentável do Morro 29.

Trata-se de um grande desafio que precisa conciliar a necessária preservação responsável do Morro 29 com a sustentável dos recursos necessários à própria preservação do lugar.

Enquanto não houver iniciativas para além do plano burocrático, cabem aos visitantes a responsabilidade pela preservação.

Primeiro, deve-se evitar a visitação enquanto houver a situação de interdição e, não sendo esse o caso, promover visitação consciente com nenhuma intervenção. Não deixar lixo, não remover do local fauna e flora, não acender fogueiras, entre outras boas práticas que dependem, basicamente, do bom senso dos visitantes.

Mais informações sobre o Morro 29 em Barão/RS.

Para mais informações sobre o Morro 29 em Barão/RS, sugerimos a consulta das fontes citadas abaixo que foram importantes para elaboração e complementação deste conteúdo.

  • Morro 29 no Google Maps. Disponível: <aqui>. Acesso em: 2 Mar. 2021;
  • Imagens e informações de @BeutlerLemes;
  • Imagens e informações de @JaimeDeitos;
  • Página do Jornal Ação no Facebook. Disponível: <aqui> Acesso em: 2 Mar. 2021;
  • Morro 29, em Barão, é interditado após queimadas. Site Oficial Fato Novo. Disponível: <aqui>. Acesso em: 2 Mar. 2021;
  • Página pessoal de @LucasSchmitz no site oficial WikiLoc. Disponível: <aqui>. Acesso em: 2 Mar. 2021;
  • Aplicativo GeoColony. Santa Maria de Soledade. Colonias de imigrantes – RS/SC. Disponível: <aqui>. Acesso em: 2 Mar. 2021;

Atualizações de conteúdo:

  • 4/Março/2021: Correções de alguns erros;
O conteúdo desta página pode não refletir a opinião do portal NoticiasDoSul.com e de seus proprietários. Os veículos e autores acima indicados fazem o uso desse espaço sem edição ou análise prévia. Assim, os mesmos assumem publicamente a mais ampla e exclusiva responsabilidade sobre quaisquer consequências que possam estar direta ou indiretamente relacionadas ao conteúdo aqui divulgado, isentando este site e seus proprietários de qualquer ônus.