Essência Nativa participa de festival

Essência Nativa participa de festival nacional de folclore.

O 48º de de Olímpia, em São Paulo, contará com a presença de um grupo de nativistas da região do Vale do Caí. O Essência Nativa, de São José do Sul, estará representando o Estado do RS, no que estará também homenageando as tradições gaúchas. O grupo, que tem seis anos, participa pela primeira vez de um fora do Estado, e foi convidado após uma apresentação no Encontro de em São Lourenço do Sul, devido a sua técnica e excelência na apresentação, chamando a atenção dos presentes. A instrutora Paula Schons da Silva, 25 anos, juntamente com Maicon Henrique Staub, ambos professores licenciados pelo MTG, explica que, após o , passaram por uma seletiva, que pedia o envio de vídeos e fotos do grupo. “De dez pré-selecionados, ficamos entre os cinco que irão para o festival”, diz ela. Além do Essência Nativa, participam o 20 de setembro, de Xangri-lá, Estância da Serra, de Osório, CTG Querência, de Imbé e CTG Paixão Cortês, de Caxias do Sul.

Onze pares, com idades de 14 a 22 anos, além de dois músicos, um gaiteiro e um violeiro, instrutores e alguns familiares irão na caravana de ônibus até o município paulista, permanecendo de 21 a 29 de julho. Foram preparadas 15 coreografias tradicionais e duas entradas e saídas. Além das apresentações no Festival, o grupo irá demonstrar as tradições gaúchas no comércio local. Ainda, sendo o RS o estado homenageado do ano, os representantes montarão um Centro de Tradições Gaúchas na chamada Avenida Brasil, que ficará lá após o término do festival. “Eles pedem também que levemos um objeto representativo do Estado, que ainda não definimos qual, para ficar na cidade, marcando nossa passagem”, explica Kátia Regina Ertel, 20 anos, uma das integrantes do Essência Nativa.

Os integrantes aliás, contam os dias para a chegada do Festival. “Apesar de participarmos frequentemente de rodeios, festivais, estamos muito empolgados e ansiosos, pesquisando tudo sobre o evento na internet”, explica Kátia. O grupo ficará hospedado em uma escola, juntamente com o grupo de Caxias do Sul. Além do festival, um dia será reservado para o turismo, quando todos irão visitar um parque de águas termais, atração de lazer mais visitada na cidade.

Para custear a viagem, o grupo, que está desvinculado do CTG de São José do Sul, está vendendo uma rifa, ao custo de R$ 5 o número, e conta com o apoio de empresas. Através de um projeto do Ministério da , R$ 210 mil serão revertidos aos grupos participantes, sendo que o grupo deve arrecadar 10% desse valor, através desse apoio das empresas, que irão abater isso no Imposto de Renda. A de São José do Sul contribui na cessão do ginásio da escola Valéria Maria Kirch para os ensaios, que foram intensificados, bem como aparelhagem de som.
aqui>

O conteúdo desta página pode não refletir a opinião do portal NoticiasDoSul.com e de seu fundador. Os veículos e autores identificados nas publicações fazem o uso desse espaço sem edição ou análise prévia. Assim, possuem a mais ampla e exclusiva responsabilidade sobre quaisquer consequências que possam estar direta ou indiretamente relacionadas ao conteúdo aqui veiculado, isentando este site e seu fundador de qualquer responsabilidade.