Pedágio sobre a Coleta Seletiva

Alunos alertam a população sobre calendário de recolhimento.

Desde o ano de 2010, o município de São Pedro da Serra adotou a seletiva do . Com campanhas de conscientização junto à comunidade, foi estabelecido dias na semana para coleta do lixo orgânico e seco. Respeitando o processo de mudança da população, aos poucos a mudança foi se tornando rotina, mas, segundo a secretária da educação, Sirlei Spohn Stein, ainda são realizadas campanhas para que todos colaborem com o novo calendário. “A preservação do meio ambiente faz parte das políticas públicas de São Pedro da Serra. Com isso, o município dá à população. Essa mudança começa com a participação da sua família e de seus vizinhos”, diz ela.

Para isso, no dia 30 de maio, quando foi realizado o Dia do Desafio em todo o mundo, uma equipe de trabalho das Contra Turno, juntamente com as 82 crianças do “Centrinho” promoveram um pedágio com o objetivo de divulgar os dias em que ocorre a coleta seletiva do lixo no município. Das 8 às 17 horas, no trevo centro da cidade, as crianças acompanhadas pelos profissionais do Centrinho, distribuíram folhetos explicativos e ìmãs de geladeira. “Com o dinheiro arrecadado no pedágio serão adquiridos brinquedos pedagógicos para serem usados com as crianças em dias de chuva”, destaca Melásia K. Ludwig, diretora do Centrinho. Durante o ano serão realizados diversos trabalhos sobre a importância da coleta seletiva com os da rede de ensino no município, afim de conscientizar os alunos, que levam as informações para casa, estabelecendo um vínculo com os pais sobre o assunto.

Em agosto, durante a do Livro, serão apresentados esses trabalhos realizados em sala de aula. “O pedágio foi um sucesso, as crianças adoraram participar, bastava olhar para elas e ver empenho delas dando as explicações”, ressalta Melásia.

A empresa Biasotto, que faz o do lixo no município, tem como cronograma a coleta de lixo orgânico no centro nas segundas e quintas-feiras.

Já nas sextas-feiras é recolhido o lixo seco na área urbana, e na área nas quintas-feiras. A Secretaria da Educação alerta para que as famílias deixem o lixo nas calçadas somente nos dias de coleta. “Nossa meta de 2012 é conscientizar a população para que levem o lixo para fora só no dia da coleta.

Dessa forma a cidade fica mais limpa, é benefício para todos”, afirma a secretária Sirlei. “São nas pequenas ações do dia a dia que cada um de nós pode fazer a diferença. A idéia é construirmos um mundo melhor, certo? Cremos que um futuro melhor seja o resultado de um presente mais responsável”, finaliza a diretora Melásia. Em São Pedro da Serra é produzido mensalmente 34 toneladas de lixo, sendo que 26 toneladas é de lixo orgânico e 8 de lixo seco, segundo a Secretária de Meio Ambiente, Agricultura, Indústria e Comércio.

Alunos entregam folder e ímã explicativo sobre a coleta seletiva (Foto: Cathierine Hoffmann)
aqui>

O conteúdo desta página pode não refletir a opinião do portal NoticiasDoSul.com e de seu fundador. Os veículos e autores identificados nas publicações fazem o uso desse espaço sem edição ou análise prévia. Assim, possuem a mais ampla e exclusiva responsabilidade sobre quaisquer consequências que possam estar direta ou indiretamente relacionadas ao conteúdo aqui veiculado, isentando este site e seu fundador de qualquer responsabilidade.