Pit Bulls – A raça deve ser extinta?

Opinião sobre a raça pitbull.

Muitos casos de ataques de Pit Bulls já foram registrados. Já houveram projetos de do Senado proibindo a reprodução desses cachorros. Além disso, outras dezesseis raças foram enquadradas como perigosas, e ataques desses cães são de responsabilidade dos donos. Mas será que a extinção dos Pit Bulls no Brasil é a solução mais viável? Para o adestrador Anderson Wollmann Soares a resposta é não. “Terminar com a raça não será a solução”, afirma. Para ele, a em cima do Pit Bull é que está errada. As pessoas tem essa raça em para ser cão de guarda. “A grande maioria acha que é só por um Pit Bull em seu pátio e seus problemas de segurança estarão resolvidos”, diz Soares. A veterinária Liandra Dall Orsoleta também acredita que extinguir a raça não vai acabar com as agressões às pessoas. “Os não são os vilões, mas sim os proprietários que adquiriram uma raça que precisa ser muito bem educada”, ressalta a veterinária.

Porém, assim como as demais raças caninas, o Pit Bull também precisa de orientação de profissionais. Segundo Anderson, os cachorros precisam ser acostumados desde filhotes a ter contato com as pessoas e a ter disciplina. No entanto, muitos inibem os Pit Bulls de ter contato com crianças, deixando-os presos em casa, sem nunca leva-los para passear, ou a ter contato com estranhos e crianças. “Podemos criar o nosso Pit Bull para ser sociável ou apenas um cão mordedor”, explica. “A maioria dos donos de Pit Bulls, estimula a agressividade em seus cães, através de brincadeiras, deixando presos e  isolados sem contato social, muitas vezes passando fome e sede”, diz Liandra.

Para mudar essa realidade, Anderson sugere uma fiscalização aos donos de cães de grande porte. Criar leis para que as pessoas estejam adequadas a manter o cão em casa, ou então não poderiam adotar a raça. “Não aconteceriam acidentes, pois os proprietários teriam uma dedicação e cuidados maiores. responsável”, sintetiza. Para Anderson, as pessoas ainda acreditam que um cão de guarda em casa só precisa aprender a morder, um pensamento errôneo, o mesmo que entregar uma arma ao policial sem lhe dar treinamento antes. Para isso, o melhor é adestrar também os seu cão para tomar conta da sua casa. “Em treinos de ataques, a primeira coisa que ensinamos é parar de atacar, é o cão largar sua presa. E esse ensinamento é exposto a diversas situações onde terá que obedecer. Em treinos o cão vai ter que largar o ladrão pelo menos umas 500 vezes até estar pronto, vai ter que receber muitos comandos e aprender a controlar suas reações e sentimentos. É como um policial que terá que ter sempre o seu pscicológico em dia, pois ele tem um treinamento e sabe o seu potencial”, explica. Mudança de atitude, essa deve ser a busca das pessoas. Extinguir a raça é mudar o foco do problema, que na verdade não são os cachorros, e sim, seus donos. “Os animais não são os vilões”, diz Liandra.
aqui>

O conteúdo desta página pode não refletir a opinião do portal NoticiasDoSul.com e de seu fundador. Os veículos e autores identificados nas publicações fazem o uso desse espaço sem edição ou análise prévia. Assim, possuem a mais ampla e exclusiva responsabilidade sobre quaisquer consequências que possam estar direta ou indiretamente relacionadas ao conteúdo aqui veiculado, isentando este site e seu fundador de qualquer responsabilidade.