Projeto Diversidade na prática musical

Pesquisa enfoca práticas musicais de salvadorenses.

Realizado a partir de uma parceria da Prefeitura de Salvador do Sul com a UFRGS, o projeto Diversidade nas práticas musicais: um olhar para a vitalidade cultural na comunidade de Salvador do Sul terá uma nova etapa iniciada no próximo dia 21. Com auxílio de estudantes universitários salvadorenses, serão pesquisados cerca de 500 moradores do Município que têm aptidão musical.

Serão coletados dados como sexo, idade, escolaridade, formação, atividades musicais exercidas e atividades profissionais com a música, entre outros. A relação de músicos individuais e grupos foi elaborada em reunião com a participação de representantes de entidades do Município.

A expectativa é de que a pesquisa seja concluída até o dia 3 de junho. A conclusão do projeto, iniciado em 2011 com a realização de um curso de formação musical para professores salvadorense, também deverá ocorrer no próximo mês. Está prevista a realização de evento para apresentação do relatório final, seguido de mostras de músicos locais que participaram do documentário produzido sobre o projeto, que será exibido na ocasião. O material deverá se converter em ferramenta para incentivar o ensino de música em sala de aula. Essa ação é defendida, entre outros fatores, pelo fato da arte contribuir para o desenvolvimento de habilidades individuais e estimular o processo de comunicação.

“Salvador do Sul está em processo de adesão ao Sistema Nacional de Cultura, visando estimular ainda mais as práticas pela comunidade e preservar suas características. O Município já está à frente, produzindo dados”, destaca o pesquisador Matheus de Carvalho Leite, 31 anos, mestrando em Música da UFRGS.
Fonte: Site Oficial. Portal Notícias Do Sul. Disponível: <aqui>

O conteúdo desta página pode não refletir a opinião do portal NoticiasDoSul.com e de seus administradores. Os veículos e autores acima indicados fazem o uso desse espaço sem edição ou análise prévia. Assim, os mesmos assumem publicamente a mais ampla e exclusiva responsabilidade sobre quaisquer consequências que possam estar direta ou indiretamente relacionadas ao conteúdo aqui divulgado, isentando este site e seus administradores de qualquer ônus.