100 anos da Cooperativa Santa Clara

O Executivo e Legislativo presta homenagem a Cooperativa Santa Clara pelo seu centenário de existência.

A Administração Municipal de Carlos Barbosa e a Câmara de Vereadores homenagearam na noite de quinta-feira, dia 10, a , que comemorou 100 anos neste ano. A passagem do centenário foi celebrada pelo prefeito Fernando Xavier da Silva, o presidente da Câmara Evandro Zibetti, o secretário do Desenvolvimento Rural e Cooperativismo Ivar Pavan, representando o Governo do Estado, o presidente da Assembleia Legislativa Alexandre Postal, o vice-prefeito Gilberto Francisco Baldasso, ex-prefeitos do município, autoridades de municípios vizinhos, vereadores, secretários municipais, imprensa, além do presidente da homenageada, Rogerio Bruno Sauthier, conselheiros, diretores, gerentes, supervisores e colaboradores da cooperativa e convidados.

O Grupo Vocal Tramavoz foi quem recepcionou os convidados, uma gentileza oferecida pela homenageada. Durante o protocolo o grupo entoou o hino composto pelo presidente Rogerio Bruno Sauthier em comemoração aos 100 anos da cooperativa.

Abrindo o protocolo, a Senhorita Joice Kinzel e sua Dama de Companhia Jaqueline Camilo desfilaram, apresentando os trajes oficiais que usarão durante o Festiqueijo 2012, alusivos ao centenário da Cooperativa.

Iniciando os discursos, o presidente da Câmara Evandro Zibetti falou em nome do Poder Legislativo. "Sabemos que não é fácil para uma empresa percorrer uma trajetória de 100 anos. Muito menos para uma cooperativa que nasceu e se desenvolveu a partir de uma vontade de pessoas humildes e trabalhadoras, muitas delas sem o conhecimento burocrático da economia, porém com o desejo incomparável de empreender seus dons e gostar de produzir alimentos. A Cooperativa Santa Clara é o berço de Carlos Barbosa, e não ao contrário. Porque muito antes dos idealizadores sonharem com a emancipação desse município, a cooperativa já andava a pleno vapor." Prestando as merecidas homenagens, o presidente da Câmara entregou ao presidente da Cooperativa Rogerio Bruno Sauthier uma placa que destaca os "100 anos de tradição, qualidade, responsabilidade e compromisso com sua gente". Na sequência, o prefeito Xavier e o presidente da cooperativa descerraram a escultura, do Executivo, pelo aniversário. A forma de queijo, confeccionada em bronze pelo artista porto-alegrense Elói José Comunês Farias, representa o queijo colonial, primeiro produto produzido pela cooperativa.

Agradecendo a homenagem, o presidente da Santa Clara, Rogerio Bruno Sauthier, lembrou de todos que participaram da história. "Aqui em Carlos Barbosa são poucos os que não têm algum sangue de fundador ou uma ligação muito direta com a cooperativa. Temos que homenagear desde os primeiros fundadores e todas as pessoas que conseguiram levar adiante. Naquela época, sem , sem luz, sem conforto nenhum, quantos homens e mulheres se sacrificaram? Eu sozinho me sinto muito insignificante, como qualquer pessoa assim o é, mas juntos, unidos, temos uma força que nem nós mesmos entendemos." Em nome da Assembleia Legislativa, o deputado Alexandre Postal, destacou a importância da empresa e de seu presidente. "Não temos como saudar uma empresa, uma instituição, sem personificar em uma pessoa, uma autoridade, alguém que a represente e o senhor, Seu Rogerio, merece. O senhor está há 18 anos como presidente da cooperativa e mais de 40 anos participando ativamente da cooperativa. O senhor é um exemplo de cooperativismo, um exemplo de cidadão para essa região. Vamos dar continuidade a esse exemplo que é Carlos Barbosa, pela sua gente, pela sua história, e a Santa Clara é a história desse município." Representando o Governo do Estado, o secretário Ivar Pavan, também se pronunciou parabenizando a cooperativa. "Imagino os associados, e acredito que toda a comunidade, orgulhosos dessa marca que um grupo de agricultores corajosos, há 100 anos atrás, decidiram criar. Talvez nem eles imaginassem tamanho sucesso. Mas nós, que temos a privilegiada oportunidade de viver esse momento, precisamos lembrar dessa história, de todos esses que com muita ousadia, sacrifício e luta, nos permite viver um momento de glória." O prefeito Xavier finalizou os discursos da noite destacando o papel de três centenários que foram os principais responsáveis pelo desenvolvimento de Carlos Barbosa: a Estação Ferroviária, que completou 100 anos em 2009, a empresa Tramontina, que completou seu centenário em 2011 e agora a Cooperativa Santa Clara, que comemorou seu aniversário em 10 de abril deste ano. O prefeito também citou a ótima colocação de Carlos Barbosa no ranking nacional de distribuição de renda, atribuindo essa colocação a "uma população entusiasmada, de coragem e fé. Os cidadãos é que fazem o desenvolvimento", colocou.

Sobre a homenageada, destacou: "Exaltar esse momento dos 100 anos é fundamental. A população de Carlos Barbosa sente o quanto é importante que tenhamos empresas com origem e estratégias diferentes, mas que buscam a . Organizações estão aqui fruto desses homens e mulheres que há 100 anos começaram esse trabalho. A Santa Clara tem origem na união de pessoas. Parabéns Santa Clara!".

Antes de passar para o , o Grupo Camerata Barbosense, composto pelo tenor Juliano Brito e pelos músicos Bruno Gelmini (saxofone) e Daniel Seimetz (piano), apresentou-se, trazendo músicas como "Cio da Terra" e "Volare", além do tradicional "Parabéns a você". Para finalizar, o prefeito Xavier e o presidente da Cooperativa, acompanhados dos demais convidados, fizeram um brinde aos 100 anos da Santa Clara.

Após as homenagens foi servido o jantar, que encerrou a comemoração organizada pela Administração Municipal de Carlos Barbosa em conjunto com a Câmara de Vereadores, alusiva aos 100 anos da Cooperativa Santa Clara.
aqui>

O conteúdo desta página pode não refletir a opinião do portal NoticiasDoSul.com e de seu fundador. Os veículos e autores identificados nas publicações fazem o uso desse espaço sem edição ou análise prévia. Assim, possuem a mais ampla e exclusiva responsabilidade sobre quaisquer consequências que possam estar direta ou indiretamente relacionadas ao conteúdo aqui veiculado, isentando este site e seu fundador de qualquer responsabilidade.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.