Reeleição: Prefeitos buscam segundo mandato

Dos 20 municípios do Vale do Caí, sete terão candidatos à reeleição.

Alto Feliz, Linha Nova, Salvador do Sul, São José do Sul, São Sebastião do Caí, São Vendelino e Tupandi terão prefeitos buscando segundo mandato.

É crescente o número de prefeitos que buscam a reeleição nas Eleições Municipais de 2012. Segundo a pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios, realizada em março, 73,3% dos prefeitos dos municípios do país se adiantaram que tem interesse em concorrer. Do , sete pretendem buscar o segundo mandato, como a de Salvador do Sul, Carla Maria Specht, o prefeito de São José do Sul, Anildo Petry, o prefeito de Tupandi, Mano Kercher. No Rio Grande do Sul, 303 dos atuais prefeitos dos 496 municípios gaúchos podem concorrer. Até agora, 182 (60,0%) confirmaram que são candidatos. A CNM realizou a consulta diretamente nos municípios brasileiros, e o Estado com o maior número proporcional é o de Rondônia, sendo que dos seus 36 municípios, em 32 os atuais prefeitos buscam a reeleição.

Veja mais dados da pesquisa: Por partido político A maioria dos perdeu força para este novo pleito. O PMDB que tinha 1.199 prefeitos agora conta com 1.181; o PSDB que tinha 789 hoje conta com 736; o PT que elegeu 553 agora possuí 564 prefeitos, sendo um dos poucos partidos que obteve crescimento no período; o PP que elegeu 549 hoje esta com 514, e o DEM dos 500 prefeitos eleitos está com 395. Já o novo partido o PSD hoje em dia conta com 270 prefeitos pelo país. O Partido Progressista (PP) que tem a quarta maior quantidade de prefeitos 515, em 296 (57,5%) haverá a possibilidade de reeleição, destes 206 (69,6%) pretendem concorrer, 34 (11,5%) já desistiram e 49 (16,5%) ainda estão indecisos. O novo partido PSD tem hoje 272 prefeitos, destes em 229 (84,2%) pode haver a reeleição, em 177 (77,3%) os atuais prefeitos concorrerão, 15 (6,6%) já desistiram e 35 (15,3%) ainda estão indecisos. Nos demais partidos a situação está descrita na tabela acima, o que podemos afirmar com na nossa pesquisa é que a reeleição é uma tendência cada vez mais forte nas eleições municipais, os prefeitos de primeiro mandato em sua maioria se candidatam a mais quatro anos de gestão para consolidar seus projetos de governo. Em uma análise mais detalhada sobre estas mudanças partidárias podemos notar que dentre os grandes partidos o PSD retirou mais prefeitos do DEM que caiu 21%, o PSDB teve uma queda de 6,7%, o PP caiu 6,4%, o PTB caiu 7,7% e o PDT caiu 4,8%. Dentre os partidos menores o PHS, o PMN, o PT do B, o PSL, o PTN, entre outros perderam prefeitos eleitos. Já o PT obteve um crescimento de 2%, o PV também cresceu 5,1% e o PSB cresceu 9%. Dentre os menores partidos o que obteve o maior crescimento foi o PSC com 12,1%.
aqui>

O conteúdo desta página pode não refletir a opinião do portal NoticiasDoSul.com e de seu fundador. Os veículos e autores identificados nas publicações fazem o uso desse espaço sem edição ou análise prévia. Assim, possuem a mais ampla e exclusiva responsabilidade sobre quaisquer consequências que possam estar direta ou indiretamente relacionadas ao conteúdo aqui veiculado, isentando este site e seu fundador de qualquer responsabilidade.