Programa Mais Educação

Turno integral procura excelência na educação básica.

Assim como nas escolas americanas, o Brasil implanta o turno integral na rede de ensino público. Sendo que os Estados Unidos tem um programa diferente do adotado no Brasil, a nova metodologia tem gerado bons resultados e agradado pais, e docentes. O Programa Mais Educação, do Governo Federal, que teve início em 2008, e que vem recebendo adesão das escolas, visa apresentar melhores índices de educação básica no país, o conhecido IDEB. Iniciando a implantação do tempo integral nas escolas que tinham o menor índice no país, a participação das escolas públicas será total até agosto de 2012, prazo estipulado pela Secretaria de Educação. Nessa vertente, alguns municípios da região já aderiram ao turno integral nas escolas e o resultado está nos rostos e opinião dos estudantes. “Mesmo nos dias de folga da mãe dela, a Luiza prefere vir ao Centrinho”, conta a monitora Rejane Beatriz Guth, que atende aos alunos do período da tarde da Imaculado Coração de Maria, em São Pedro da Serra. No município, há cinco anos o turno integral vem funcionando, atendendo cerca de 80 alunos, que estudam em um período e tem extracurriculares em outro. Durante a tarde da sexta-feira, 27 de abril, uma turma de alunos de 7 a 8 anos confeccionava cestinhos de jornal para presentear as mães em seu dia especial. “Sou colorado, mas pintei de azul porque minha mãe é gremista”, explica Álvaro Schütz de Souza, de 7 anos. Luiza Schommer, mencionada pela monitora, comentou que gosta muito de ficar mais tempo na escola. “Gosto de tudo, de brincar, de pintar. Quero ir todos os dias”, falou a pequena Luiza, pintando seu cesto de jornal de rosa. Entre as atividades realizadas pelos alunos da Escola Imaculado estão artesanato, recreação com um de taekwondo, gauchesca e alemã, educação física, todas realizadas por professores da área e com distinção das turmas, separadas por idade. “No artesanato eles já pintaram pano de prato, caixa de MDF, entre outros”, disse a secretária da Assistência Social, Clair Muller.

O CRAS de São Pedro da Serra é parceiro na realização das atividades dos alunos, onde ocorrem as aulas de artesanato.

Começando às 7h30, os alunos só retornam para a casa às 17h30, participando, além das aulas e das atividades monitoradas, do almoço entre os colegas de aulas, descanso e higiene pessoal. Os estudantes, de 6 a 10 anos, também têm aulas de xadrez, dadas pelo professor Carlos Schlindvein, incentivando o raciocínio. Em São José do Sul o turno integral foi aderido no início deste ano letivo, e também agradou os estudantes. Durante a tarde, os alunos da Escola João Lerner se divertem e também aprendem. Vinte e cinco alunos de todas as comunidades foram remanejados para a escola, que atende o 1º e 2º ano do município. As demais turmas iniciais funcionam na escola Jacó Pedro Calsing, que também tem o turno integral. Durante a manhã, os alunos têm , para então almoçarem ao meio-dia e então descansam por cerca de uma hora. “A escola mantém colchões, travesseiros e roupa de cama disponibilizados aos alunos”, conta Daiana Tonietto, monitora da Escola. Com professores contratados pela de São José do Sul, durante toda a semana diversas atividades são realizadas, como , recreação, música, balé, e hora do conto.

“Atividades que antes as crianças fariam fora da escola, agora estão dentro do contexto escolar”, especifica Daiana. Das 7h30 às 16h45, além das atividades programadas, os alunos podem se divertir no pátio, totalmente reformulado para atender as necessidades das crianças, ou mesmo assistir filmes na sala de vídeo em dias chuvosos. “Os pais podem trabalhar tranqüilos enquanto seus filhos tem acesso à cultura, lazer e ensino durante todo o dia”, resume a monitora.

Adaptações do turno integral: Para abrigar os alunos durante todo o dia, foram necessárias algumas adaptações. Por exemplo, algumas pessoas se mostraram contrárias ao programa de turno integral, já que as crianças passam a ter menos contato com os pais. Pensando nisso, nos dois municípios, tanto São José do Sul quanto São Pedro da Serra, o tema escolar da sexta-feira é deixado para ser feito no final de semana, tendo assim a supervisão e ajuda dos pais. Os demais dias da semana os afazeres de aula também são realizados na escola, com aula de reforço, mas tudo feito de maneira mais lúdica, com brincadeiras, para não estender ou cansar as crianças na tarefa de aula. Na estrutura das escolas de São José do Sul, foi adquirido mais material de cozinha, mesas, televisão, computadores, para poder atender mais alunos concentrados durante todo o dia. Em São Pedro da Serra, as atividades fora do horário de aula são realizadas no Centrinho, que fica atrás da Escola Imaculado, ou em outros lugares propícios para as atividades, como o taekwondo no ginásio de esportes, por exemplo.

Alunos aprovam a nova rotina:A aula de música da turma do 1º ano da Escola João Lerner, de São José do Sul, começa animada. O professor Éderson

Turno integral oferece diversas atividades (Foto: Cathierine Hoffmann)

Aulas de música na João Lerner (Foto: Cathierine Hoffmann)

Aulas de artesanato na EMEF Imaculado (Foto: Cathierine Hoffmann)
aqui>

O conteúdo desta página pode não refletir a opinião do portal NoticiasDoSul.com e de seu fundador. Os veículos e autores identificados nas publicações fazem o uso desse espaço sem edição ou análise prévia. Assim, possuem a mais ampla e exclusiva responsabilidade sobre quaisquer consequências que possam estar direta ou indiretamente relacionadas ao conteúdo aqui veiculado, isentando este site e seu fundador de qualquer responsabilidade.