Índice de Desempenho do SUS

Qualidade do atendimento SUS em São Pedro da Serra é destaque no Vale do Caí.

Foi divulgado o Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde nos municípios do país, no início de março, e São Pedro da Serra atingiu um nível satisfatório. No que diz respeito o acesso da população ao , a média do município chegou em 6,94 e a qualidade em 9,52. Em todo o país, a média tem sido abaixo de 5, superando inclusive a média estadual, que foi de 5,9. No Vale do Caí, São Pedro da Serra atingiu o segundo lugar, ficando atrás apenas de São José do Hortêncio, que atingiu 7,23.

Segundo o secretário da saúde do município, Francisco Meinecke, o destaque é mérito de toda a equipe da secretaria aliada a Administração Muncipal. “Para ser destaque nessa área é preciso de , e nestes últimos três anos chegamos a dois milhões de reais de recursos investidos na saúde”, salientou Meinecke. A Secretaria de Saúde informou ainda que estão sendo aplicados 19% do orçamento na pasta, quando o necessário é de 15%. O prefeito de São Pedro da Serra, Leonardo Muller, afirmou que, além dos investimentos, deve-se levar em conta o trabalho dos profissionais da saúde. “Esse resultado é também um reconhecimento do esforços dos profissionais que atuam na área”, avalia o prefeito.

O secretário da saúde diz ainda que os maiores repasses estão na compra de medicamentos, no convênio junto ao São Salvador, localizado em Salvador do Sul, e no alcance de mais de dez especialidades médicas. “Nossa equipe também é completa, e o município tem convênios para consultas e exames”, diz.

Já no Brasil 27% dos municípios estão abaixo da qualidade considerada apropriada, principalmente nas cidades mais populosas. Para calcular o desempenho do , técnicos dividiram o país em seis grupos, dependendo da estrutura de saúde disponível na cidade e nível econômico. São Pedro da Serra se encaixa no grupo 6, o qual não apresenta hospital ou pronto-socorro. O grupo atinge 23,3 milhões de brasileiros. No dos estados, o Rio Grande do Sul aparece em terceiro lugar, com média de 5,9, atrás de Santa Catarina (6,29) e Paraná (6,23).

O secretário de saúde destaca ainda o atendimento da equipe de ESF atuante, e campanhas bem sucedidas. “Atingimos todas as metas nas campanhas de ção, mamografia, PSA”, explica. Ainda, está apresentando bons resultados com o programa Olhar Materno, que auxilia as gestantes, e o aumento nas especialidades a partir de 2011, com atendimentos agora de médico pediatra, ginecologista, fisioterapeuta, nutricionista, psiquiatra e ampla equipe de enfermagem. “O atendimento no posto de saúde agora é de dois médicos clínicos gerais, todos os dias”, conclui Francisco Meinecke.
aqui>

O conteúdo desta página pode não refletir a opinião do portal NoticiasDoSul.com e de seu fundador. Os veículos e autores identificados nas publicações fazem o uso desse espaço sem edição ou análise prévia. Assim, possuem a mais ampla e exclusiva responsabilidade sobre quaisquer consequências que possam estar direta ou indiretamente relacionadas ao conteúdo aqui veiculado, isentando este site e seu fundador de qualquer responsabilidade.