Qualidade no atendimento – SUS

A qualidade do atendimento pelo SUS em São Pedro da Serra é destaque na região do Vale do Caí.

Com a divulgação do Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde nos municípios do país, no início de março, notamos São Pedro da Serra atingiu um nível satisfatório. No que diz respeito o acesso da população ao , a média do município chegou em 6,94 e a qualidade em 9,52. Em todo o país, a média tem sido abaixo de 5, superando inclusive a média estadual, que foi de 5,9. No Vale do Caí, São Pedro da Serra atingiu o segundo lugar, ficando atrás apenas de São José do Hortêncio, que atingiu 7,23.

Segundo o secretário da saúde do município, Francisco Meinecke, o destaque é mérito de toda a equipe da secretaria aliada a Administração Muncipal. “Para ser destaque nessa área é preciso de , e nestes últimos três anos chegamos a dois milhões de reais de recursos investidos na saúde”, salientou Meinecke. A Secretaria de Saúde informou ainda que estão sendo aplicados 19% do orçamento na pasta, quando o necessário é de 15%. O prefeito de São Pedro da Serra, Leonardo Muller, afirmou que, além dos investimentos, deve-se levar em conta o trabalho dos profissionais da saúde. “Esse resultado é também um reconhecimento do esforços dos profissionais que atuam na área”, avalia o prefeito.

O secretário da saúde diz ainda que os maiores repasses estão na compra de medicamentos, no convênio junto ao São Salvador, localizado em Salvador do Sul, e no alcance de mais de dez especialidades médicas. “Nossa equipe também é completa, e o município tem convênios para consultas e exames”, diz Meinecke.

Já no Brasil 27% dos municípios estão abaixo da qualidade considerada apropriada, principalmente nas cidades mais populosas. Para calcular o desempenho do SUS, técnicos dividiram o país em seis grupos, dependendo da estrutura de saúde disponível na cidade e nível econômico. São Pedro da Serra se encaixa no grupo 6, o qual não apresenta hospital ou pronto-socorro. O grupo atinge 23,3 milhões de brasileiros. No dos estados, o Rio Grande do Sul aparece em terceiro lugar, com média de 5,9, atrás de Santa Catarina (6,29) e Paraná (6,23). O secretário de saúde destaca ainda o atendimento da equipe de ESF atuante, e campanhas bem sucedidas. “Atingimos todas as metas nas campanhas de vacinação, mamografia, PSA”, explica. Ainda, está apresentando bons resultados com o programa Olhar Materno, que auxilia as gestantes, e o aumento nas especialidades a partir de 2011, com atendimentos agora de médico pediatra, ginecologista, fisioterapeuta, nutricionista, psiquiatra e ampla equipe de enfermagem. “O atendimento no posto de saúde agora é de dois médicos clínicos gerais, todos os dias”, conclui Francisco Meinecke.
aqui>

O conteúdo desta página pode não refletir a opinião do portal NoticiasDoSul.com e de seu fundador. Os veículos e autores identificados nas publicações fazem o uso desse espaço sem edição ou análise prévia. Assim, possuem a mais ampla e exclusiva responsabilidade sobre quaisquer consequências que possam estar direta ou indiretamente relacionadas ao conteúdo aqui veiculado, isentando este site e seu fundador de qualquer responsabilidade.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.