Crise Doux

A crise do frango 1.300 frangos morrem por falta de ração.

Os integrados da Doux Frangosul passam por enormes dificuldades. Numa propriedade, que possui dois galpões, morreram 1.300 frangos no final de semana, por falta de comida. Em cada dia que passa, continuam morrendo de 100 a 200 frangos, que estão feridos. Com 28 dias, o frango hoje pesa de 680 a 700 gramas, quando deveria ter atingido já uma média de 1,200 Kg. Nos 28 dias foram tratados aproximadamente 30.000 quilos de ração, quando já deveriam ter consumido 50.000 quilos. Por falta de comida, os técnicos alertam os criadores para tirar a ração das 10h às 16h30min e não ligar a luz durante a noite. Para os leitores terem uma idéia, os dois galpões necessitariam de 4 mil quilos de ração por dia e recebem, de 2ª a 6ª , somente os 4 mil. Dos 31.600 pintos colocados em cada galpão, hoje ainda sobram em torno de 30 mil.

E ainda não foram vacinados, o que é prática comum. Caso vierem a contrair alguma doença, todos morrerão. Quando a empresa retirar os frangos, os criadores terão 8 lotes a receber. Por medida de precaução, os criadores pediram que seu nome fosse mantido no anonimato.

Outro criador possui três galpões, com 35 mil frangos em cada galpão. Já trabalha no ramo há bastante tempo, por isso, perguntava aos técnicos da Doux Frangosul se haveria fornecimento de ração normal. Em caso negativo, distribuía a ração de tal forma para que não faltasse. Na 3ª, 4ª e 5ª da semana passada não recebeu ração. Os frangos foram carregados na terça-feira e o criador tem a receber o dinheiro correspondente a quatro lotes de cada galpão.

O atual lote também não foi vacinado. Ele também informou que, para entrar no galpão, tinha que colocar calça comprida, botas e camisa, para que os frangos não picassem, como medo de infecção. O criador também não quis se identificar.

Orientações da Fetag A Fetag tem orientado aos integrados da Doux Frangosul que, no caso de falta de ração para os frangos, a ocorrência seja registrado no Ministério Público. Há dias, a empresa assumiu o compromisso, junto ao Ministério Público, de somente alojar aves para os quais pudesse fornecer ração suficiente.

Não existem informações oficiais: Embora não haja informações oficiais, o ciclo da Doux Frangosul deve estar terminando. Há duas semanas não há mais alojamento. A empresa está recolhendo os frangos, mesmo estando muito abaixo do peso. Portanto, daqui a duas semanas não tem mais frangos para serem abatidos e, naturalmente, a empresa precisa dar uma solução.

Suínos continuam com outra empresa: A empresa BRF – Sadia e Perdigão, está administrando a parte de suínos. Nos encontros realizados com criadores, tem repassado um cronograma de pagamento dos atrasados. Os técnicos também estão visitando as propriedades, para informar os criadores sobre adaptações que precisa realizar nos galpões.
aqui>

O conteúdo desta página pode não refletir a opinião do portal NoticiasDoSul.com e de seu fundador. Os veículos e autores identificados nas publicações fazem o uso desse espaço sem edição ou análise prévia. Assim, possuem a mais ampla e exclusiva responsabilidade sobre quaisquer consequências que possam estar direta ou indiretamente relacionadas ao conteúdo aqui veiculado, isentando este site e seu fundador de qualquer responsabilidade.