Salvadorenses reclamam da coleta de lixo

Vereadores cobram melhoria na coleta de lixo.

Em meados deste ano, o vereador Élio Steffens, DEM, trouxe a Salvador do Sul uma palestra com a Companhia de de Caxias de Sul, CODECA, especialista no e reciclagem do , com meios tecnológicos e 100% de reaproveitamento do lixo orgânico e inorgânico. Steffens argumentou na época, sobre a possibilidade de realizar a separação do lixo no município.

No entanto, na última sessão ordinária, realizada no dia 06 de dezembro, foi aprovado o projeto de 047-11, que estabelece os prazos para o pagamento do e da taxa de do lixo, referente ao exercício de 2012. Segundo o Executivo, os prazos são os mesmos aplicados nos últimos exercícios, e existe um nível baixo na inadimplência. Os vencimentos do IPTU ficaram para 10 de fevereiro, com 8% de desconto, 12 de março, com 5% de desconto e 10 abril, sem desconto, podendo ser parcelado em três vezes.

Os vereadores questionaram então, sobre o serviço de recolhimento de lixo atualmente. Segundo o vereador Jair Montiel, PP, a prestação de serviço deve ser melhor esclarecida à população. “O contribuinte tem que saber quando o caminhão vai passar. Em época de festas, em que se aumenta o consumo, aumenta o lixo. É preciso informar as datas e horários que o caminhão passa”, pede Montiel.

O vereador Junior Mossmann, PDT, ressalta que o problema é maior no do município. Segundo ele, houve um período, depois da 9ª Festur, que o caminhão demorou semanas a passar, causando transtornos aos moradores. “É um problema de saúde pública, dá acúmulo de moscas, e precisa ser resolvido”, argumenta também a vereadora Sueli Reichert, PMDB.

O presidente do legislativo, José Laerce Morales Cezar, PPS, alertou sobre o problema também no IPTU. Segundo ele, é necessário um recadastramento, que seria mais viável uma vez que existisse um Plano Diretor no município. Assim, poderiam estabelecer o IPTU progressivo. “Tem pessoas na cidade que sequer pagam o imposto. Precisa ser organizado isso”, finaliza.
aqui>

O conteúdo desta página pode não refletir a opinião do portal NoticiasDoSul.com e de seu fundador. Os veículos e autores identificados nas publicações fazem o uso desse espaço sem edição ou análise prévia. Assim, possuem a mais ampla e exclusiva responsabilidade sobre quaisquer consequências que possam estar direta ou indiretamente relacionadas ao conteúdo aqui veiculado, isentando este site e seu fundador de qualquer responsabilidade.