Curso de assistência técnica rural

Marataenses aprendem a processar hortaliças.

Dez marataenses estão concluindo o curso de processamento de hortaliças oferecido gratuitamente através do SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem – em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, /RS-Ascar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. A capacitação de 24 horas iniciou na segunda-feira no Restaurante Canecão, dentro do Parque Municipal da .

As participantes aprenderam a produzir conservas, tomates secos, molho de tomate tipo italiano, molho pesto, catchup, vinagre aromatizado e salmouras. “Eu já fazia em , mas agora aprendi coisas novas. Sempre temos que nos aprimorar, pois nunca sabemos demais e para isto também não existe idade”, afirma a participante Meri Cita Sost, de 71 anos. Este é o terceiro curso do SENAR que a agricultora Lori Schneider aproveita em Maratá. “Já estou comercializando os produtos que aprendi a comercializar nos cursos de compotas e derivados do ”, conta. “Ainda vou fazer o curso de embutidos e aí eu posso fazer o meu café ”, brinca.

O curso é ministrado por Lourdes Sotilli, da COOPATER ( de Profissionais da Assistência Técnica e Extensão Rural Ltda). Ela destaca que os principais objetivos são diminuir o uso de químicos na alimentação, valorizar o que se produz e passar a energia que o preparo do alimento com carinho passa para os familiares. “Também estamos passando reflexões sobre o comportamento da Natureza. Devemos observar e imitar”.

Lourdes explica que devemos observar a semelhança das frutas e vegetais com os órgãos do humano. “O tomate, por exemplo, tem o formato de um coração e historicamente sabemos que consumi-lo faz bem ao coração. Assim temos outros exemplos, como a noz peca que se assemelha ao cérebro, o abacate que tem o formato do útero e a sua floração também leva nove meses”, exemplifica. “Este tipo de atitude temos que retomar em nossas vidas”, destaca.
aqui>

O conteúdo desta página pode não refletir a opinião do portal NoticiasDoSul.com e de seu fundador. Os veículos e autores identificados nas publicações fazem o uso desse espaço sem edição ou análise prévia. Assim, possuem a mais ampla e exclusiva responsabilidade sobre quaisquer consequências que possam estar direta ou indiretamente relacionadas ao conteúdo aqui veiculado, isentando este site e seu fundador de qualquer responsabilidade.