Unidos pela educação

Secretários unidos em prol da educação regional, visando a melhoria e garantia de uma educação que transforme pessoas.

Que a região do Vale do Caí costuma destacar-se nos resultados de pesquisas e avaliações é um fato sabidamente conhecido. O investimento público em educação e os projetos desenvolvidos nos Municípios da região contribuem para que estes méritos sejam obtidos.

Outro fator muito importante é a união dos Secretários Municipais de Educação da AMVARC, que mensalmente realizam encontros cuja pauta são os projetos e programas educacionais.

Os Secretários de Educação dos vinte municípios da AMVARC também integram a UNDIME – União dos Dirigentes Municipais de Educação.

A Undime é uma entidade nacional que congrega os dirigentes municipais de educação. Fundada em outubro de 1986, é uma associação civil sem fins lucrativos e autônoma.

Sua está na capital da República, em Brasília, de onde a entidade comanda a rede de participação de seus afiliados e parceiros, dando destaque às ações que tenham por objetivo central a formulação de políticas educacionais.

A função de articuladora é primordial. Por meio da Undime, as secretarias municipais de educação podem estabelecer redes solidárias de troca de informações e experiências. Por isso é uma função importante da entidade fomentar e apoiar interesses da educação municipal, integrando seus representantes no processo decisório do setor educacional, rompendo com o isolamento das instituições e levando para cada município o debate regional e nacional.

A Undime também está organizada em cada um dos Estados do Brasil e, inclusive, nas diversas regiões do nosso Estado.

A Undime organiza e promove seminários, fóruns, congressos e reuniões, voltados à educação pública, cidadã e de qualidade para todos. Mantém estreitos contatos com sindicatos, associações, organizações não governamentais e demais entidades da sociedade civil, que tenham interesse no processo educacional. Conserva, também, relações com as três esferas do poder público: Judiciário, Legislativo e Executivo, almejando contribuir para a formulação, promoção e acompanhamento de políticas nacionais de educação.

Para contribuir com as análises, bem como para propor soluções e medidas para a educação, a Undime indica representante para o Conselho Nacional de Educação (CNE), órgão auxiliar do Ministério da Educação, além do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul.

Ao longo de sua existência, a Undime legitimou-se como instância representativa dos municípios brasileiros, desempenhando papel importante nos processos de discussão, formulação e implementação de políticas nacionais de educação. E se transformou, por isso, em referência nacional, especialmente quando se trata de ações objetivas que busquem a melhoria do ensino público brasileiro, em todas as suas dimensões.

A Undime tem a seguinte estrutura: • Fórum Nacional: é o órgão máximo deliberativo da entidade, do qual participam todos os Dirigentes Municipais de Educação do país. Reúne-se, ordinariamente, a cada dois anos ou, extraordinariamente, sempre que convocado pela executiva, ou pela maioria simples dos demais membros do conselho nacional de representantes.

• Conselho nacional de representantes: compõe-se de quatro titulares e três suplentes eleitos nos fóruns estaduais, a cada dois anos, pelos Dirigentes Municipais de Educação de cada Estado.

executiva: composta de doze membros, eleitos a cada dois anos. São eles: presidente, vice-presidente, secretário de coordenação técnica, secretário de articulação, secretário de assuntos jurídicos, secretário de comunicação e secretário de finanças. Conta, ainda, com um presidente de cada uma das regiões do Brasil. A diretoria é eleita pelos delegados e conselheiros de representantes, no fórum nacional.

• Conselho fiscal: constituído de três titulares e três suplentes, também eleitos pelo conselho nacional de representantes no fórum nacional.

A Undime do Rio Grande do Sul elegeu sua nova em abril deste ano, onde a Presidente da Entidade gaúcha é a Secretária de São Francisco de Paula, Márica Adriana de Carvalho, tendo como vice-presidente Liége Lana Brusius, Secretária de Educação de Igrejinha, que ocupou anteriormente a presidência estadual.

Na AMVARC, a Undime reúne-se mensalmente em um dos Municípios da região. A cada mês uma cidade do Vale do Caí sedia a reunião dos Secretários de Educação.

A nova da Undime/AMVARC tomou no dia 26 de maio, na cidade de São José do Sul. Foram eleitos para a gestão 2011/2013~ *Presidente: Diego Lutz Lutz, Secretário de Educação de São Vendelino.

*Vice-Presidente: Beatriz Edelweis Steiner Assmann, Secretária de Educação de Feliz.

*Secretária: Janice Maria Lotermann Theisen, de Tupandi.

A próxima reunião da UNDIME será realizada no dia 16 de junho na cidade de Portão.

A anterior da Undime que concluiu seu mandato era presidida pela Secretária Adreane Arnecke (Portão), Ingrid Oberto (São Sebastião do Caí) e Diego Lutz (São Vendelino).

A nova da Undime tem como missão coordenar os Secretários de Educação da região. Mensalmente a diretoria participa de reuniões em Porto Alegre, onde reúne-se a Undime do Estado e, retornando à região, realiza encontros com os Secretários, coordenando as discussões de programas e projetos, bem como é responsável por manter todos os Secretários informados sobre os projetos federais e estaduais da área.
Fonte: Site Oficial. Portal Notícias Do Sul. Disponível: <aqui>

O conteúdo desta página pode não refletir a opinião do portal NoticiasDoSul.com e de seus proprietários. Os veículos e autores acima indicados fazem o uso desse espaço sem edição ou análise prévia. Assim, os mesmos assumem publicamente a mais ampla e exclusiva responsabilidade sobre quaisquer consequências que possam estar direta ou indiretamente relacionadas ao conteúdo aqui divulgado, isentando este site e seus proprietários de qualquer ônus.