Escola Ativa

Município adere ao Projeto Escola Ativa, visando sempre melhorias no ensino.

A Secretaria Municipal de Educação, e Desporto de São Vendelino aderiu no ano de 2010 ao programa Ativa, do Ministério da Educação, por intermédio do Plano de Ações Articuladas (PAR).

Ativa é um programa desenvolvido pelo MEC que busca melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas. Entre as principais estratégias estão: implantar nas recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno e capacitar professores.

Este programa tem os seguintes objetivos: – Apoiar os sistemas estaduais e municipais de ensino na melhoria da educação nas do campo e Escolas com classes multisseriadas, fornecendo diversos recursos pedagógicos e de gestão; – Fortalecer o desenvolvimento de propostas pedagógicas e metodologias adequadas a classes multisseriadas; – Realizar formação continuada para os educadores envolvidos no programa em propostas pedagógicas e princípios políticos pedagógicos voltados às especificidades do campo; – Fornecer e publicar materiais pedagógicos que sejam apropriados para o desenvolvimento da proposta pedagógica.

No programa Ativa, o Município encaminha um professor, denominado -tutor, que receberá a capacitação do MEC em Porto Alegre, em seis etapas de 40 horas cada, totalizando 240 horas de capacitação. A professora responsável por este programa e que está recebendo a capacitação é Olga Bernardete Ritter Lutz e as capacitações ocorrem mensalmente. Duas capacitações já foram realizadas em Porto Alegre, uma ao final do mês de abril e a outra, na última semana de maio. Serão mais quatro capacitações de 40h de duração cada.

Ao retornar o Município, a tutora reúne-se com os demais professores da rede, onde estes são capacitados e desenvolvem atividades a partir do projeto, cujos resultados são encaminhados à coordenação do programa no Estado, que está sob a responsabilidade da UFRGS.

O projeto prevê ainda ao Município no valor de R$ 12 mil reais para aplicação nas envolvidas no programa, além de quatro computadores novos e uma impressora para cada Escola.
Fonte: Site Oficial. Portal Notícias Do Sul. Disponível: <aqui>

O conteúdo desta página pode não refletir a opinião do portal NoticiasDoSul.com e de seus proprietários. Os veículos e autores acima indicados fazem o uso desse espaço sem edição ou análise prévia. Assim, os mesmos assumem publicamente a mais ampla e exclusiva responsabilidade sobre quaisquer consequências que possam estar direta ou indiretamente relacionadas ao conteúdo aqui divulgado, isentando este site e seus proprietários de qualquer ônus.