Encontrada larvas da dengue no município

Larvas do mosquito transmissor da dengue são localizadas na cidade.

Os agentes de Saúde de Salvador do Sul estão em alerta. O laudo da análise de larvas de mosquitos encontradas numa das sete armadilhas espalhadas pela cidade, no último dia 19, indica que as mesmas são da espécie , transmissor da .

Nessa semana, foi iniciado trabalho de de edificações e terrenos num raio de 300 metros do ponto onde foram localizadas as larvas, no Parque Municipal. A área compreende pontos do centro da cidade e dos bairros Santo Inácio e Estação.

Caso um novo foco do Aedes Aegypti seja localizado pelos agentes, Salvador do Sul passará a ser considerada infestada. Atualmente, 68 cidades se encontram nessa situação no Estado.

“Não há motivo para pânico, por enquanto, mas é preciso que a comunidade colabore, observando os cuidados para se evitar a proliferação de mosquitos e facilitando o trabalho dos agentes”, destaca Luciano Peraça, supervisor de campo da Secretaria Municipal da Saúde e Ação Social. Junto com o supervisor da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde Edson Roberto de Souza, ele passou instruções aos agentes para o controle dos mosquitos.

Há cerca de sete anos, Peraça supervisiona as armadilhas instaladas e dez pontos considerados estratégicos para a prevenção ao mosquito da dengue. “A luz vermelha está acesa agora. Acreditamos que dentro de um mês as vistorias sejam concluídas”, completa Peraça. Larvas de mosquitos comuns acabam sendo localizadas com relativa frequência, o que ratifica o dever da comunidade tomar mais cuidados.

Mosquito perigoso e de hábitos diurnos Entre as características mais comuns do Aedes Aegypti, estão o tamanho menor em relação ao mosquito comum, é escuro e rajado de branco, só pica as pessoas durante o dia e a fêmea fixa seus nas bordas de recipientes com água parada, que, portanto, deve ser evitada ou tratada com cloro, no caso de piscinas.

Outras medidas necessárias são o fechamento de sacos plásticos, manter lixeiras tampadas, evitar o acumulo de , guardar garrafas e baldes de cabeça para baixo, manter caixas d'água fechadas, manter as calhas limpas, colocar areia nos vasos de e entregar pneus velhos ao serviço de ou os guardar em local coberto. Como possíveis sintomas da dengue, que pode até levar ao óbito, se tem febre alta e sensação de fraqueza, dor nos olhos, de cabeça, em juntas e músculos, manchas avermelhadas pelo , falta de apetite e sangramentos de nariz e gengivas. Não existe caso da doença registrado no município.

Texto: Cleo Meurer
aqui>

O conteúdo desta página pode não refletir a opinião do portal NoticiasDoSul.com e de seu fundador. Os veículos e autores identificados nas publicações fazem o uso desse espaço sem edição ou análise prévia. Assim, possuem a mais ampla e exclusiva responsabilidade sobre quaisquer consequências que possam estar direta ou indiretamente relacionadas ao conteúdo aqui veiculado, isentando este site e seu fundador de qualquer responsabilidade.