Os vereadores de Salvador do Sul realizaram nova sessão ordinária no último dia 5 de outubro, oportunidade em que foram apreciadas e votadas as seguintes matérias: de nº 062/10 – Autoriza a abertura de Crédito Especial no valor de R$ 35.000,00. Aprovado por unanimidade.

Projeto de Lei Legislativo nº 005/10 – Dispõe sobre denominação de via pública. Trata-se da denominação de via pública, para dar o nome de Anita Bárbara Bohn Carneiro o trecho que inicia na divisa com o município de Poço das Antas, na localidade de Encruzilhada do Marata, passando pelo Ginásio Olydia Tereza Klein, EMEF Carlos Klein, Igreja, até o Bar de Clécio Griebeler, na divisa com o município de Brochier. O autor do projeto é o vereador Élio José Steffens – Riskinho. Foi aprovado por unanimidade.

Proposição nº 028/10 – Que o Executivo Municipal, a exemplo dos municípios de Taquari e Carlos Barbosa, através do setor competente da municipalidade, estude a possibilidade de viabilizar projeto para implantar uma “Academia ao Ar Livre” que servirá como espaço de lazer com equipamentos de ginástica, inclusive alguns para portadores de necessidades especiais, e com área de recreação e toda estrutura acompanhada de profissionais de educação física para orientar as . Projeto este que pode ser desenvolvido em parceria com as empresas locais. Autor do projeto, vereador Hélio Kaefer – Perachi. Aprovado por unanimidade.

Proposição nº 029/10 – Que o Executivo Municipal, a exemplo dos municípios vizinhos, através do setor competente da municipalidade, implante um Plano de Saúde para os servidores municipais, ativos e inativos, e com isto beneficiar seus familiares. Autor, vereador Hélio Kaefer. Aprovado por unanimidade.

Projeto de Legislativo – Que seja concedido o título de Cidadão Salvadorense ao Benemérito Pe. Guido Roque Lawisch e que, depois de apreciado e votado por esta Colenda Câmara de Vereadores, a presidência desta se digne realizar a entrega do Título Honorífico durante a solenidade que a Comunidade Três Santos Mártires das Missões de Salvador do Sul realizará em 12 de outubro. Autor, vereador Jair Antunes Montiel. Aprovado por unanimidade.

Histórico O Pe. Guido Roque Lawisch, natural de Santa Cruz do Sul/RS, distrito denominado Boa Vista, nascido em 12 de outubro de 1942 e filho de Emilio Lawisch e Anna Frida Etges Lawisch, ambos já falecidos. PE. Guido é o 8º entre nove irmãos. Descendente de uma família de agricultores, bem cedo deixou a família para se dedicar ao ideal mais nobre e, assim, em 1955 ingressou na Profissional e Agrícola Santo Afonso, do Colégio Cristo Rei, São Leopoldo/RS. Cinco anos após fez estudos no Noviciado de Pareci Novo onde, além do postulando e juniorado, exerceu diversas atividades como membro da Companhia de Jesus.

Após estes estudos religiosos clássicos, foi enviado para Roma para prestar serviços interprovinciais da Ordem dos Jesuítas, onde permaneceu até 1969, quando então voltou ao Colégio Cristo Rei, São Leopoldo/RS, exercendo diversas funções até 1974. No 1º semestre de 1974, estagiou em Nova Friburgo/RJ, como mais um complemento em sua formação. No 2º semestre de 1974, fez escola em Nova Trento/SC onde, além de serviços na Paróquia e Seminário, ingressou na Faculdade de Estudos Sociais e Filosofia, em Brusque/SC, onde se formou posteriormente.

Em 23 de maio de 1976, proferiu Votos Perpétuos na Companhia de Jesus, na sua terra natal, Boa Vista, município de Santa Cruz do Sul/RS.

Posteriormente, de 1978 a 1980, realizou estudos de Teologia, no Colégio Cristo Rei, em São Leopoldo e, ao mesmo tempo, atividades pastorais junto ao Santuário do Sagrado Coração de Jesus ( Réus).

No dia 13 de dezembro de 1980, foi ordenado sacerdote da Companhia de Jesus, por Dom Alberto Etges, em Boa Vista, Santa Cruz do Sul.

No 1º semestre de 1981, concluiu a Faculdade de Teologia. Após a conclusão da Faculdade de Teologia, no 2º semestre exerceu atividades pastorais em Miraguai-RS. De 1982 em diante, Pe. Guido se revelou como grande apóstolo e administrador das seguintes paróquias: . De 1982 a 1989, Cascavel/PR, Paróquia Santo Inácio.

. De 1989 a 2002, São João do Oeste/SC, Paróquia São João Berchmans.

. De 2002 até os dias atuais, Paróquia dos Três Santos Mártires das Missões, em Salvador do Sul.

A vida do Padre Guido pode ser resumida pelo seu lema: “Sacerdote, dom de Cristo para a comunidade”.

Vereadores com Pe. Gudo Lawisch (Foto: Cleo Meurer)
aqui>

O conteúdo desta página pode não refletir a opinião do portal NoticiasDoSul.com e de seu fundador. Os veículos e autores identificados nas publicações fazem o uso desse espaço sem edição ou análise prévia. Assim, possuem a mais ampla e exclusiva responsabilidade sobre quaisquer consequências que possam estar direta ou indiretamente relacionadas ao conteúdo aqui veiculado, isentando este site e seu fundador de qualquer responsabilidade.