Tabagismo – Palestra

Dr José Camargo palestra para barbosenses sobre os perigos do tabagismo.

O renomado médico José Camargo, responsável por dois terços dos transplantes de pulmão realizados até hoje no Brasil, foi o destaque da quinta- , dia 2, no Centro de Saúde Dr Helmo Sebastião Diello. Camargo falou sobre a “”, abrangendo especialmente fatos sobre o cigarro, de forma leve e bem humorada.

A palestra, que aconteceu dentro da Semana Nacional do Combate ao Fumo, é uma promoção da Administração Municipal, em iniciativa dos profissionais do Grupo de Fumantes da Secretaria Municipal de Saúde. A foi realizada pelo secretário municipal de Saúde, José Carlos Ribeiro, que destacou a importância de ações como esta e leu o vasto currículo do médico.

A primeira parte da palestra enfocou especialmente a busca por uma melhor qualidade de vida e longevidade. “Depois que nós aprendemos que podemos viver mais, descobrimos que é tão ou mais importante viver bem”, explicou o médico. Segundo ele, a realização sistemática do check-up ajuda a identificar doenças no início e aumentar a longevidade.

Camargo explica que, para viver 100 anos, é preciso: glicose normal; pressão arterial normal; colesterol normal; ser magro; exercitar-se. Ainda segundo o médico, o principal fator que prolonga a vida é o estilo de vida, que é a gestão do prazer e da felicidade. Neste ponto, os elementos básicos para a felicidade pessoal é reciprocidade no afeto e prazer no trabalho. “Temos duas maneiras objetivas de sermos felizes: trabalhando e amando. Não há outras formas.” Atualmente 330 mil pessoas no mundo possuem mais de 100 anos. “O verdadeiro velho é aquele que não tem mais esperança, não tem senso de humor e, principalmente, não tem mais alegria de viver.” Para uma velhice mais feliz, Camargo deu algumas recomendações: – Ter variadas; – Estudar idiomas (desafio intelectual); – Leia muito; – Ouvir música; – Ter amigos que façam outras coisas (diferentes tipos de trabalhos e ocupações); – Praticar esportes; – Cultivar algum tipo de arte; – Evitar fanáticos e pessimistas; – Tenham pena das pessoas que nunca se apaixonam; – Fujam de amigos que só falam de pessoas.

TABAGISMO: A DOENÇA DO SÉCULO XX Na segunda parte da palestra, Camargo enfocou o tabagismo. O médico ainda esclarece: o tabagismo é a doença do século XX. A doença que mais acomete fumantes é o enfisema pulmonar, mas o câncer também é muito comum. Para largar o cigarro é necessário usar medicamentos específicos, adesivos de nicotina e aumentar a atividade física.

“Não há felicidade sem saúde e só percebemos isso quando ficamos doentes.” Segundo o médico, as doenças mais comuns hoje em dia são depressão, obesidade, apneia do sono, enfisema pulmonar e câncer. 95% dos casos de câncer podem ser curados se o fumante largar o cigarro, o enfisema, no entanto, pode desacelerar quando o fumante larga o cigarro, porém nunca irá regredir. “Como sabem os malefícios do cigarro, quem persiste fumando se sente culpado por não conseguir parar”.

No caso do fumante passivo, Camargo explica que ambientes para fumantes que não são isolados ou não possuem exaustores não estão protegendo efetivamente um não fumante. A palestra durou pouco mais de uma hora e agradou os .
aqui>

O conteúdo desta página pode não refletir a opinião do portal NoticiasDoSul.com e de seu fundador. Os veículos e autores identificados nas publicações fazem o uso desse espaço sem edição ou análise prévia. Assim, possuem a mais ampla e exclusiva responsabilidade sobre quaisquer consequências que possam estar direta ou indiretamente relacionadas ao conteúdo aqui veiculado, isentando este site e seu fundador de qualquer responsabilidade.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.