Educadores discutem avaliação

É preciso também avaliar a a reciclagem e a formação.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD) promoveu uma formação pedagógica para os educadores da rede municipal, a fim de serem analisados e estudados os resultados da avaliação dos da rede pelo SAERS 2009 – Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul.

O SAERS é o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul, criado por do em 2007, para obter informações sobre a qualidade do ensino nas gaúchas. Participam do SAERS as escolas da rede pública estadual, urbanas e rurais, independente do número de alunos. As redes municipais e particulares cujas mantenedoras aderirem ao SAERS.

Por possuírem número reduzido de alunos, as Escolas da rede municipal de São Vendelino não são contempladas pelo SAEB ( Brasil), do Ministério da Educação. Por isso o Município realiza esta prova estadual.

No SAERS da rede municipal de São Vendelino foram avaliadas as turmas da 5ª série do de oito anos letivos e o 3º ano do Ensino Fundamental de nove anos letivos.

Nas provas do SAERS são avaliadas as áreas de Língua Portuguesa (leitura e interpretação de textos e ditado de frases na 2ª série/3º ano) e Matemática (resolução de problemas). Também são aplicados questionários aos alunos, professores e diretores, para identificar as condições internas e externas da escola que interferem no desempenho escolar dos alunos.

A SMECD realizou dois dias de formação para os educadores da rede municipal, a fim de conhecerem como são elaboradas as provas do SAERS, além de divulgar os resultados das suas escolas.

“Esse resultado permite uma interpretação das competências e habilidades já construídas pelos educandos, bem como identificar quais as maiores dificuldades que os mesmos possuem e, ainda, servem para escola organizar o trabalho pedagógico junto aos alunos”, explica o Secretário Municipal da Educação, Cultura e Desporto, Diego Lutz.

A partir dos resultados do SAERS, podem ser realizadas diversas ações como formação continuada de professores, a divulgação das boas práticas de escolas com melhores resultados e a identificação de escolas com resultados insuficientes para receber apoio do poder público e replanejamento de sua gestão e ação pedagógica.

“Adotamos o SAERS como uma política educacional do nosso governo para podermos organizar todo o pedagógico de trabalho da Secretaria de Educação, a fim de buscarmos a melhoria da qualidade na educação do Município” justifica a Prefeita Municipal Marlí Lourdes Oppermann Weissheimer.

De acordo com o Secretário Municipal, na quarta- (1° de setembro), foram reunidos o grupo de educadores das séries finais do Ensino Fundamental e na quinta-feira reuniram-se os educadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O encontro ocorreu no Centro de Complementação Curricular (CCC).

Em 2010, as Escolas da rede municipal participarão novamente do SAERS. A prova será aplicada no mês de novembro e será realizada pelo 3° ano e 5ª série do Ensino Fundamental.
aqui>

O conteúdo desta página pode não refletir a opinião do portal NoticiasDoSul.com e de seu fundador. Os veículos e autores identificados nas publicações fazem o uso desse espaço sem edição ou análise prévia. Assim, possuem a mais ampla e exclusiva responsabilidade sobre quaisquer consequências que possam estar direta ou indiretamente relacionadas ao conteúdo aqui veiculado, isentando este site e seu fundador de qualquer responsabilidade.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.