Lâmpadas recolhidas

Mais de 6.500 lâmpadas recolhidas em campanha em Carlos Barbosa.

A manhã de terça-, dia 10, finalizou com a coleta de 6.595 unidades de lâmpadas fluorescentes em Carlos Barbosa. A ação foi viabilizada pela e realizada pela empresa CETRIC – Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Industriais, de Chapecó, Santa Catarina.

A de de Lâmpadas soma-se a várias iniciativas na preservação do meio ambiente realizadas pela Administração Municipal de Carlos Barbosa. Além da Coleta Seletiva, que completou uma década em 2009, o óleo de cozinha usado e os eletrônicos também já possuem recolhimento especial, com as campanhas CSL Recicla Óleo e Dia “D” Eletrônicos.

Esta é a segunda vez que as lâmpadas são coletadas no município. A primeira coleta aconteceu em junho de 2009, quando a Prefeitura destinou para a descontaminação mais de 3.000 lâmpadas. A CETRIC é uma das únicas empresas a realizar o processo, inclusive fazendo o transporte das lâmpadas e destino final.

A adesão das empresas deixou a Administração satisfeita. “Ano passado apenas duas empresas, além da Prefeitura, participaram da campanha. Neste ano já são seis, mostrando a conscientização do comércio local e o comprometimento com o meio ambiente”, cita o secretário de Agricultura e Meio Ambiente Junior Maurício Mocelin. Participaram da campanha a Elétrica Natalin, Santa Clara, supermercados Werner's Center e Baldasso, Elétrica Dobner e Dupont e Ansélio Perera & Cia Ltda.

Para o dirigente da Divisão do Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Agricultura, Plínio Hentz, a viabilização da coleta pela Administração facilita para as empresas, que contam com um de 10 centavos por lâmpada, pagando R$ 0,50 para a descontaminação de cada unidade, além da preservação do meio ambiente. “É importante que a Prefeitura proporcione essas campanhas aos comerciantes e aos cidadãos barbosenses. Criar facilidades é a proposta do Governo. Se pudermos encontrar alternativas e soluções em parceria o trabalho é mais eficaz”, explica.

Segundo o representante comercial da CETRIC na região, Fernando Borges de Vargas, o município é um dos pioneiros na campanha. “A Prefeitura de Carlos Barbosa não está preocupada só com a campanha de coleta. Ela está preocupada com o bem-estar da comunidade”, e complementa: “O diferencial de Carlos Barbosa é que a Prefeitura, na campanha anterior, não deixou de coletar em locais onde as lâmpadas não estavam armazenadas corretamente, mas ensinou o modo correto para funcionar cada vez melhor”, elogiou Fernando.

À tarde, as continuam com um filme educativo sobre o tema e a demonstração do processo de descontaminação para os alunos da 4ª série e 4º ano da Municipal Pe. Pedro Piccoli. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Junior Maurício Mocelin, e o mascote Super CSL, que divertiu os pequenos, também estiveram no ato.
aqui>

O conteúdo desta página pode não refletir a opinião do portal NoticiasDoSul.com e de seu fundador. Os veículos e autores identificados nas publicações fazem o uso desse espaço sem edição ou análise prévia. Assim, possuem a mais ampla e exclusiva responsabilidade sobre quaisquer consequências que possam estar direta ou indiretamente relacionadas ao conteúdo aqui veiculado, isentando este site e seu fundador de qualquer responsabilidade.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.