“Foi muito rápido”

Após vendaval, vários estragos foram vistos na região.

“Em apenas 3 minutos todo telhado foi arrancado pelo vento”. A afirmação do presidente do Esporte Clube Amizade, Almiro Ademar Reinher, da localidade da Linha Fritzenberg, do município de Poço das Antas, mostra o quanto foi rápido e devastador o que atingiu o RS na quarta- à noite, dia 21. Na região da serra, principalmente em Canela e Gramado, mais de 200 casas foram atingidas, cem ficaram destelhadas e 20, destruídas.

Na associação da Linha Fritzenberg, vários foram contabilizados, atingindo R$40 mil de prejuízo. “Perdemos totalmente o telhado, que não poderá ser reutilizado”, lamenta o presidente Reinher. Logo no dia seguinte, cerca de vinte pessoas, membros do Esporte Clube Amizade, começaram um mutirão para recolher os destroços do prédio, que teve até vigas arrancadas com o vento, que chegou a 120km/h. Algumas paredes terão que ser derrubadas por causa de fissuras, com cerca de 20cm, que comprometem o prédio. A instalação elétrica terá que ser remanejada e parte da cozinha foi derrubada. “Tínhamos um refrigerador muito bom que foi destruído, a geladeira e o fogão estão estragados e parte da louça quebrada” enumera Reinher. O associado Lúcio Sost, que mora ao lado da associação, diz que não ouviu nada na hora do temporal. “A chuva de granizo impossibilitou que ouvíssemos qualquer coisa. Estamos aliviados que pelo menos nossas casas saíram ilesas”, afirma Sost.

Almiro Reinher, que ajudou a construir a associação, diz que em 20 anos, desde que ela existe, nunca tinha visto algo semelhante. “Nunca tinha acontecido nada parecido, e espero que seja a última vez” responde ele. Os documentos do clube também ficaram molhados, e estavam distribuídos no sol para que não ficasse perdido papéis importantes da associação. Agora, para ajudar na reconstrução do prédio, serão feitos jogos amistosos e vendida bebidas. “As caixas de cerveja não foram quebradas no temporal, e já nos alegra, pois são 12 caixas, e podemos vender e ajudar na reparação”, diz Reinher.

O prédio, que não tinha seguro, será reconstruído com ajuda da . Além da Associação, vários aviários também foram atingidos na região, principalmente com destelhamentos.
aqui>

O conteúdo desta página pode não refletir a opinião do portal NoticiasDoSul.com e de seu fundador. Os veículos e autores identificados nas publicações fazem o uso desse espaço sem edição ou análise prévia. Assim, possuem a mais ampla e exclusiva responsabilidade sobre quaisquer consequências que possam estar direta ou indiretamente relacionadas ao conteúdo aqui veiculado, isentando este site e seu fundador de qualquer responsabilidade.