Centrinho realiza confraternização

O Centro de Atividades Crescer, como de costume realizou sua confraternização uynicnco alunos e pais.

No sábado, dia 5 de dezembro, o Centro de Atividades Crescer – Centrinho – realizou a confraternização de final de ano, reunindo além de todos os do , suas famílias e as professoras do espaço.

O encontro contou também com a participação do vice-prefeito Harry Lothário Seibert e do Secretário Municipal de Educação, e Desporto, Diego Lutz.

A Coordenadora do Centrinho, profª Olga Bernardete Ritter Lutz saudou a presenças, agradecendo a presença de todos na confraternização.

O Secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, representando a Municipal, destacou a importância da confraternização, que une as famílias com o Centrinho. “Trago o abraço da prefeita e quero reiterar que o Centrinho sofreu diversas mudanças e queremos melhorá-lo ainda mais no próximo ano, sendo um espaço pedagógico que acolhe a alunos de todas as redes de ensino de São Vendelino”, frisou o Secretário. “Nossa parceria é com as professoras, alunos, família e Secretaria de Educação e devemos proporcionar aos nossos alunos uma formação acompanhada, através deste espaço lúdico, onde aprendem brincando”, finaliza o Secretário.

O Secretário também destacou e agradeceu a presença de Osvino Toillier, que palestrou para os presentes. “O Osvino já é um pouco vendelinense, esteve aqui no início do ano para falar aos professores e trazemos ele agora para esta conversa com os pais. Temos a certeza de que sairemos aqui vislumbrados (?) desta palestra”, concluiu o Secretário.

Ao iniciar a sua palestra, o Osvino Toillier destacou o carinho que tem pelo Município e fez questão de frisar que chegou com antecedência de 2 horas para poder desfrutar dos encantos de São Vendelino.

A palestra, dirigida aos pais, tratou do tema “Escola e família: território aliado”.

A importância da família na formação das crianças foi o eixo central da palestra.

Eis alguns destaques: “Os pais perderam as certezas, e sem elas a gente não educa.” “As crianças de hoje são diferentes: nasceram no mundo do botão do liga e desliga.” “A infância é repleta de compromissos e, lamentavelmente, dura muito pouco.” “Criança tem que se sujar e exercitar o erro, o engano, o equívoco, a frustração, a dor, a perda.” “A família tem filhos e é responsável pela formação da pessoa. A escola tem alunos e é responsável pela formação do cidadão.” “Educação é um processo que demanda tempo e conflito e quem não quiser isto não ponha filhos no mundo.” “Cada filho é único e cada momento envolve as suas próprias circunstâncias.” “Ensinar o que se sabe aos filhos, não dá para deixá-los descobrir tudo sozinhos.” “O ‘sim' e o ‘não' são referências familiares e às vezes é preciso dizer ‘não' para honrar o ‘sim'.

“Ensiná-los a rezar, orar com eles; depois só resta a gente rezar por eles.” “A águia empurra os filhotes para fora do ninho: enquanto não descobrirem suas asas não haverá objetivo em suas vidas.” “Cada vez mais a sociedade está sedente, faminta por valores.” Para finalizar, citou uma frase de Santo Agostinho: “A vida dos pais é o livro que os filhos lêem”.

Após a palestra, foram realizadas apresentações pelos alunos do Centrinho. A coordenadora do Centrinho destacou que as apresentações são fruto das oficinas que acontecem no espaço.

Inicialmente, coordenados pelo CTG Encosta da Serra, as crianças apresentaram danças gauchescas para os presentes. Desde o mês de agosto o CTG ministra de danças no Centrinho, no turno da manhã e da tarde, preservando a tradição gaúcha.

Seguindo, as crianças encenaram uma peça teatral produzida durante a oficina de , que é ministrada nas quintas-feiras.

Para finalizar, entoaram músicas ensaiadas nas aulas da oficina de música, que acontece nas quartas-feiras.

Após as apresentações, os presentes visitaram as dependências do Centrinho onde estavam expostos trabalhos confeccionados ao longo dos anos. Para confraternizar, um almoço foi servido no Ginásio do Vale Suíço, encerrando o encontro.

Alunos e pais estiveram copnfraternizando e a diversão foi parte importante desra confraternização (Foto: Divulgação)
aqui>

O conteúdo desta página pode não refletir a opinião do portal NoticiasDoSul.com e de seu fundador. Os veículos e autores identificados nas publicações fazem o uso desse espaço sem edição ou análise prévia. Assim, possuem a mais ampla e exclusiva responsabilidade sobre quaisquer consequências que possam estar direta ou indiretamente relacionadas ao conteúdo aqui veiculado, isentando este site e seu fundador de qualquer responsabilidade.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.