Canadense em Barão

Canadense busca experiência no Orçamento Participativo de Barão e conhece a região.

O jornalista canadense Jean Christophe Noel de 28 anos de idade, natural de Montreal, filho de pais professores de ensino colegial, sendo ele de língua francesa e ela de psicologia. Noel trabalha em uma de ensino médio na conscientização de assuntos com problemas sociais e ambientais que tenham repercussão e também na Universidade de Montreal realiza trabalho com imigrantes que chegam aquela cidade na fransualização da Província de Quebec.

Atualmente ele está realizando mestrado em Comunicação Social na Universidade daquele país. Os trabalhos estão voltados para o campo teórico e prático de Paulo Freire dentro da participação popular. Desde que chegou ao Brasil está acompanhando a pesquisa do Dr. Danilo Streck da Universidade do Vale do Rio do Sinos. Segundo ele o Dr. Streck indicou o município de Barão para realizar trabalhos de pesquisa no campo do Orçamento Participativo porque conhecia este instrumento através do Sérgio Pedro Herbert que cursou doutorado com ele. e autor da tese “Orçamento Participativo, na perspectiva de Freire e Gramsci: condições para emergência e formação de lideranças” trazida ao conhecimento do público pela Redes Editora. Na reunião do O.P. no Gaúcho, Jean pode conhecer como é na prática o trabalho que se desenrola com a administração cara a cara com a comunidade.

O estágio internacional que Jean vem desenvolver no Brasil, ao qual se refere como trabalho de campo, é uma busca nas origens dos fundamentos de Paulo Freire. Ele quer conhecer o que levou Paulo Freire a escrever sobre os oprimidos e sobre a capacidade de realização de pessoas que vão em busca de organizar a sociedade, trazendo possibilidades de consciente de lugares e indivíduos.

O seu principal trabalho no município de Barão é descobrir as mudanças do povo por meio da participação popular através de analise e descusão dos pensamentos de Freire. Ele saliente que o Orçamento Participativo é muito importante para o debate na elaboração das metas prioritárias a ser colocadas na de Diretrizes Orçamentárias do Município. Jean retorna para o Canadá no próximo dia 30 de julho. Jean lembra que “A comunicação está no centro de todo o pensamento”, lamentando a falta de transparência dos meios de comunicação do Brasil. “Em Canadá é diferente” diz Jean. Quando chegou em Barão encontrou um povo acolhedor e acessível. Comentou que a comunidade é contente. Jean Christophe também salientou que as diferenças de classes no Brasil é coisa desnecessária.

O jovem estudante gostou do Brasil desde a primeira vez que cá esteve.

Chegou pelo nordeste, já conhece o Rio de Janeiro, o Rio Grande do Sul e pretende ainda visitar a região das missões e o Recife.

Pelo visto o jovem Jean Christophe Nöel está levando na bagagem boas lembranças do Brasil e de Barão. A comunidade baronense e sobretudo a equipe da SMEC de Barão lhe deseja sucesso na sua pesquisa, que ela lhe garanta um belíssimo futuro e que volte sempre que quiser.

Jea n conheceu de parte como funciona o Orçamento Participativo em Barão (Foto: divulga-ba)
aqui>

O conteúdo desta página pode não refletir a opinião do portal NoticiasDoSul.com e de seu fundador. Os veículos e autores identificados nas publicações fazem o uso desse espaço sem edição ou análise prévia. Assim, possuem a mais ampla e exclusiva responsabilidade sobre quaisquer consequências que possam estar direta ou indiretamente relacionadas ao conteúdo aqui veiculado, isentando este site e seu fundador de qualquer responsabilidade.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.