Altamente viciante, o tabagismo, para os jovens, pode ser o iniciador de mais pesadas, como e cocaína. Segundo dados do INCA (2009), o tabagismo é a entrada para outras drogas ilícitas. O adulto tabagista passivo tem 25% a mais de chance de infarto e câncer de pulmão. As crianças tabagistas passivas apresentam mais otites, bronquites e asma, e até o dobro de súbita em bebês cujos pais são fumantes. Os bebês recebem nicotina através do materno, podendo, inclusive, apresentar atraso na aprendizagem quando em idade escolar.

Considerando todos os malefícios do tabaco que atingem crianças, jovens, adultos ou idosos e pensando nesta triste realidade, as enfermeiras Andréia da Costa Baumann e Isabel Dutra Accadrolli, decidiram elaborar um de conscientização e educação contra o tabagismo, contando com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social do Município de Salvador do Sul e a colaboração de uma equipe multidisciplinar, com enfermeiras, médicos, fisioterapeuta, nutricionista, assistente social e dentista. Profissionais de diferentes áreas abordam um mesmo problema com uma visão diferente, de acordo com sua formação, possibilitando conhecer e implementar as melhores práticas no acompanhamento das pessoas dispostas a parar de fumar.

O projeto “Salvador do Sul na Luta Contra o Tabagismo” visa melhorar a qualidade de vida das crianças, dos adolescentes e dos adultos através do ensino e aprendizado deste tema tão importante e de grande relevância social. Este projeto pretende fortalecer o trabalho de prevenção ao tabaco nas levando conhecimento aos alunos sobre o tema proposto. Inclui também o trabalho com um grupo piloto, bem definido, de pessoas que pretendem e estão motivados a parar de fumar.

Início da Antitabagismo O lançamento do projeto contra o tabaco será no dia 1º de junho, segunda-, em alusão ao dia 31 de maio, que é o “Dia Mundial sem Tabaco”. Na Praça José Lindolpho Hummes, será instalada uma tenda para a divulgação da campanha antitabagismo com distribuição de folder e informações sobre o tema. Estarão presentes no local os personagens da peça teatral “As artimanhas do cigarrão”, representados pelos Agentes Comunitários de Saúde.

Se você quer parar de fumar, entre em contato conosco, pelos telefones 3638-1149, com a enfermeira Andréia Baumann, ou 3638-0066, com enfermeira Isabel Accadrolli.
aqui>

O conteúdo desta página pode não refletir a opinião do portal NoticiasDoSul.com e de seu fundador. Os veículos e autores identificados nas publicações fazem o uso desse espaço sem edição ou análise prévia. Assim, possuem a mais ampla e exclusiva responsabilidade sobre quaisquer consequências que possam estar direta ou indiretamente relacionadas ao conteúdo aqui veiculado, isentando este site e seu fundador de qualquer responsabilidade.