Unidades de Integração de Suínos

Mais duas unidades integração de suínos entram em atividades em Maratá.

Nos próximos dias, o produtor Fabiano Musskopf (31 anos) estará alojando o primeiro lote de 400 suínos no galpão de 60 metros construído na propriedade da família na localidade de São Pedro do Maratá (3º Distrito de Maratá). Será o 11º galpão de terminação de suínos da Perdigão que entra em atividade no município de Maratá, das liberadas pela empresa em 2007.

Fabiano, que conta com o apoio dos pais Artêmio e Clarise, aposta na e estará diversificando a produção da propriedade, onde trabalham com a acacicultura e citricultura. Além de incrementar a renda, querem melhorar a produtividade da madeira e do pomar usando o esterco suíno. "Estamos aguardando muito por este esterco. O adubo está muito caro e é difícil encontrar esterco de qualidade. Agora nós vamos cuidar para o que esterco esteja curtido, o que nos trará bons resultados", afirma Artêmio.

A família construiu dois tanques de concreto cobertos para a armazenagem dos dejetos. O investimento total na construção da unidade deverá chegar aos R$ 80.000,00, além do uso de madeira e mão-de-obra da propriedade. Os recursos foram financiados através do Pronaf. A família também contou com os benefícios do Plano de Incentivo à Produção Primária da de Maratá, através do qual receberam serviços de e construção de acesso, terraplenagem e transporte de areia e brita.

Em março, a família de Élio Reichert, da localidade de Boa Esperança (2º Distrito de Maratá), alojou 420 leitões no primeiro lote da unidade, a 10ª da Perdigão no município. A família realizou investimento de R$ 105.000,00. A unidade também conta com dois tanques esterqueira, revestidos com manta e cobertos, com capacidade para armazenar até 360.000 litros de esterco, atendendo aos padrões de destino adequado dos dejetos adotado pela Perdigão e pelo município.

No manejo, Élio contará com a ajuda do filho mais jovem, Geovani (18 anos). Além da suinocultura, Élio e Geovani vão continuar também com a produção da acácia-negra. "Estamos diversificando a produção e criando uma alternativa de renda para manter o filho na propriedade", afirma Reichert. "Contamos com o incentivo da Prefeitura, que cumpriu com todas as etapas do programa de incentivos", acrescenta.

Segundo a Secretaria Municipal da Agricultura, a Perdigão liberou mais quatro vagas para a construção de novas unidades no município de Maratá, que deverão entrar em atividade até 2010.
aqui>

O conteúdo desta página pode não refletir a opinião do portal NoticiasDoSul.com e de seu fundador. Os veículos e autores identificados nas publicações fazem o uso desse espaço sem edição ou análise prévia. Assim, possuem a mais ampla e exclusiva responsabilidade sobre quaisquer consequências que possam estar direta ou indiretamente relacionadas ao conteúdo aqui veiculado, isentando este site e seu fundador de qualquer responsabilidade.