Febre Amarela

a Secretaria da Saúde iniciará vacinação contra a Febre Amarela, como uma forma de prevenção, pois existem municípios próximos considerados área de risco.

Por conta de uma cidade vizinha, Poço das Antas, ter entrado na considerada zona de risco da Febre Amarela, a Secretaria da Saúde e Assistência Social de Salvador do Sul irá iniciar, nesta semana, a distribuição de vacinas contra a doença. O trabalho irá ocorrer nos postos de Saúde da Sede e de Campestre Baixo, além de ser oferecido nas localidades próximas ao Município vizinho, como Linha São João, Canudos,Campestre Baixo e Encruzilhada do Maratá.

A secretaria salvadorense vinha solicitando, há algum tempo, doses de vacinas contra a Febre Amarela. Contudo,somente agora, por conta da aproximação da zona de risco, elas foram disponibilizadas pelo .

A ção terá como prioridade,inicialmente, os moradores do , uma vez que a ocorrência da doença na zona urbana é pouco provável, e pessoas que pretendam viajar para as áreas rurais das zonas de risco. Não podem ser vacinadas crianças menores de 9 meses,gestantes, transplantados com uso de corticóides, pessoas que estejam em tratamento de quimioterapia ou radioterapia, contaminados com o HIV, alérgicos à proteína do ovo, garamecina e eritromicina. Quem fez a vacina há menos de 10anos não deve tomar uma nova dose.

Nesta quinta-, dia 16, será realizada vacinação no Posto de Saúde de Linha São João, a partir das 14h. Na sexta, o trabalho volta a ocorrer na localidade, às 9h. No mesmo dia, ocorrerá vacinação no Posto de Saúde de Campestre Baixo, às 13h. Na próxima quarta-feira,dia 22, a irá atender os moradores de Canudos e Encruzilhada do Maratá, a partir das 14h, na Carlos Klein.

A partir da próxima semana, haverá vacinação contra a Febre Amarela todas as quartas-feiras, à tarde, no Posto de Campestre Baixo. Na unidade da Sede, vacinas serão disponibilizadas para quem irá viajar para áreas de risco, nas quartas, das 9h às 13h, e nas sextas-feiras,das 14h às 18h. Interessados devem apresentar a carteirinha de vacinação.

O prazo para ação eficaz da vacina é10 dias após a sua realização. Quem mora em locais de risco deve evitar de ir para matas, o acúmulo de água parada, como ter caixas d`água bem vedadas e usar repelentes. A Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social alerta, ainda,que bugios mortos encontrados não devem ser removidos sem a notificação do órgão.

Entre os sintomas mais comuns da Febre Amarela, estão, além da febre, calafrios, pulso lento, vômitos, náuseas,dores de cabeça intensas, dores musculares e amarelamento. A duração média é de três dias, caso a doença não evolua para uma situação de maior gravidade. No Estado, 13 casos estão confirmados, com seis óbitos, segundo a Secretaria Estadual da Saúde.
aqui>

O conteúdo desta página pode não refletir a opinião do portal NoticiasDoSul.com e de seu fundador. Os veículos e autores identificados nas publicações fazem o uso desse espaço sem edição ou análise prévia. Assim, possuem a mais ampla e exclusiva responsabilidade sobre quaisquer consequências que possam estar direta ou indiretamente relacionadas ao conteúdo aqui veiculado, isentando este site e seu fundador de qualquer responsabilidade.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.