Mosquito borrachudo

Barão foi a sede de uma reunião regional sobre o combate ao borrachudo, inseto que atormenta principalmente os agricultores rurais.

.

O município de Barão foi sede de reunião para combate ao borrachudo. A mesma aconteceu no Centro de Convivência de Idosos com a participação dos municípios de Montenegro, Bom Principio, São Vendelino, Carlos Barbosa, São Pedro da Serra, Salvador do Sul, Poço das Antas, Triunfo e todas as comunidades de Barão, além de representantes da 2ª e 5ª Coordenadorias Regionais de Saúde.

A Doutora Lucia Martini do Centro de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, palestrante da reunião disse que existem mais de 27 espécies de mosquito borrachudo e atinge hoje 40% dos municípios do Rio Grande do Sul. Ela destacou ainda que os agrotóxicos são a segunda causa de contaminação de águas no Brasil e que o mosquito interfere diretamente na produção de e no setor agrícola.

Na fase adulta o ciclo de vida do mosquito borrachudo é de 3 a 4 semanas e coloca de 150 a 600 em folhas, galhos, pedras e outros objetos, sempre em dias quentes e úmidos, junto a locais que possuem água corrente, pois estes necessitam de água oxigenada. A proliferação do borrachudo aumenta com o desequilíbrio ambiental sendo influenciada pela quantidade de matéria orgânica na água limpa, através de dejetos humanos e , desmatamento, uso inadequado de agrotóxicos, entre outros.

No final os técnicos da Secretaria Estadual de Saúde orientaram as melhores formas de combate ao mosquito borrachudo, bem como a construção de calhas nos arroios e aplicação do .
aqui>

O conteúdo desta página pode não refletir a opinião do portal NoticiasDoSul.com e de seu fundador. Os veículos e autores identificados nas publicações fazem o uso desse espaço sem edição ou análise prévia. Assim, possuem a mais ampla e exclusiva responsabilidade sobre quaisquer consequências que possam estar direta ou indiretamente relacionadas ao conteúdo aqui veiculado, isentando este site e seu fundador de qualquer responsabilidade.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.