Crianças do município realizam avaliação

As crianças precisam estar saudáveis para que possam se desenvolver e estudar.

As Secretarias Municipais da Saúde e Educação de Barão através do departamento de nutrição realizou com o objetivo de verificar a prevalência de anemia em crianças de um a seis anos que freqüentam as de ensino do município, onde foram feitos exames de antropometria e dosagem de hemoglobina, considerando-se níveis de anemia abaixo de 11 g/dl.

De acordo com os exames realizados, 28% das crianças estudadas apresentaram sinais de anemia, as quais deverão receber suplementação de sulfato ferroso e encaminhadas orientações para os pais sobre a importância de prevenir a anemia através de uma alimentação saudável. Segundo a nutricionista Simone Mersoni participaram do processo 78 crianças da rede de educação infantil do município.

Estudo realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, constatou que 44% das crianças e 36% das mulheres testadas são anêmicas e em certas regiões do estado este nível se eleva para 65% das mulheres e 77% das crianças. Segundo a Organização Mundial da Saúde um terço da população do planeta tem anemia sendo na grande maioria decorrente da deficiência de ferro.

ligados a OMS mostram que o comprometimento cognitivo decorrente da ferropenia é irreversível quando o se desenvolve em um meio com deficiência de ferro. Mesmo que esta deficiência seja reconhecia e tratada no primeiro ano de vida os efeitos da ausência não podem ser resgatados. São sinais de deficiência de ferro, depressão, desatenção, sonolência, diminuição da capacidade cognitiva, apatia, dificuldades de convívio social, isolamento, entre outros. Juares
aqui>

O conteúdo desta página pode não refletir a opinião do portal NoticiasDoSul.com e de seu fundador. Os veículos e autores identificados nas publicações fazem o uso desse espaço sem edição ou análise prévia. Assim, possuem a mais ampla e exclusiva responsabilidade sobre quaisquer consequências que possam estar direta ou indiretamente relacionadas ao conteúdo aqui veiculado, isentando este site e seu fundador de qualquer responsabilidade.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.