A Fauna e a Flora – MORCEGOS

Lei Federal – 9.605/98 – CRIMES AMBIENTAIS: * Morcegos não são ratos de asa! * Morcegos não são cegos. * Morcegos não são do mal. * Morcegos não se enrolam no nosso cabelo. * Morcegos são gentis e amigos e devem ser protegidos.

Os morcegos são muito importantes para o equilíbrio do ecossistema já que auxiliam na regularização de, praticamente, tudo que está ao nosso redor, por exemplo: O ser humano comum planta em média uma árvore nativa em toda a sua vida (plantio em série motivando uma mono- não está dentro dessa média já que a mono-cultura vai contra os princípios ecológicos), o morcego, por sua vez, tem essa importante função que não é a única, eles também comem uma variedade muito grande de coisas de todo o tipo, cada um na dieta alimentar de sua espécie, inclusive, alguns insetos que nos incomodam. Não precisamos nos preocupar muito com morcegos que chupam sangue, existem mais de 1.000 espécies de morcegos, somente 3 dessas se alimentam de sangue e apenas uma se alimenta de sangue de mamíferos.

A foto desta matéria é de Viviane Magalhães Lins e ela lembra que “morcegos são para ser vistos e não tocados”. Este morcego é conhecido com o nome científico de anoura geoffroyi da sub-família glossophaginae. Eles são pequenos podendo pesar de 7 a 20g. Tem a apêndice nasal pequena e triangular, a língua longa com tufos e papilas na extremidade, o maxilar inferior, na maioria das vezes, projeta-se à frente do superior, o lábio é dividido no centro margeado por pequenas protuberâncias cutâneas, orelhas pequenas e, quando possuidor de cauda, esta é também pequena, a membrana -femural é menor do que o comprimento das pernas, a cartilaginosa do calcâneo (o osso do tarso que forma a saliência do calcanhar) é inferior ao pé. Este morcego vive nas regiões tropicais das americas. Esta família possui 7 gêneros e 14 espécies, se alimentam de insetos, pequenos frutos, néctar e pólen, seus abrigos são cavernas, minas, túneis, bueiros, folhagens, ocos de árvores e edificações humanas, são importantes polinizadores de várias espécies vegetais, a glossophaga soricina são a segunda espécie fitófaga(que consomem vegetais) mais frequentes nos ambientes urbanos depois do artibeus literatus. Apenas em 3 espécies desta família foi detectada raiva(anoura caudifer, anoura geoffroyie e a glossophaga soricina), mas está tudo bem pois lembramos que eles não sugam sangue e que “morcegos são para ser vistos e não tocados”. A de nº 5.197/67 de proteção da nossa fauna diz no artigo 1º “Os de qualquer espécie, em qualquer fase do seu e que vivem naturalmente fora do cativeiro, constituindo a fauna silvestre, bem como seus ninhos, abrigos e criadouros naturais são propriedade do estado, sendo proibida a sua utilização, perseguição, destruição, caça ou apanha” de forma que estas ações são crimes ambientais. Se um morcego entrar em sua é porque seu abrigo foi destruído, seu alimento escasseou, porque ele está doente ou, simplesmente, porque é filhote e está aprendendo voar, então não o maltrate ao mandá-lo para fora, lembre que nós seres humanos temos culpa da deterioração do meio ambiente que eles vivem. Se acontecer reincidência desta invasão você pode tomar atitudes simples como: deixar um rádio ligado, pois o barulho os atordoa, deixar uma luz ligada, guardar frutas na geladeira e, se você costuma deixar água doce n'algum recipiente para que beija-flores venham se alimentar retire-as pela noite pois isso também pode atraí-los. Desta maneira, podemos viver tranqüilamente com esses seres e vamos acabar descobrindo que eles não são nada repugnantes e, que beleza é uma questão de gosto individual, eles provavelmente nos acham horripilantes e nojentos com nossa pele quase sem pelos.(Pesquisa realizada na internet)
aqui>

O conteúdo desta página pode não refletir a opinião do portal NoticiasDoSul.com e de seu fundador. Os veículos e autores identificados nas publicações fazem o uso desse espaço sem edição ou análise prévia. Assim, possuem a mais ampla e exclusiva responsabilidade sobre quaisquer consequências que possam estar direta ou indiretamente relacionadas ao conteúdo aqui veiculado, isentando este site e seu fundador de qualquer responsabilidade.