Memorial das etnias

Administração Municipal apresenta Anteprojeto do Memorial das Etnias.

Aproximadamente 200 pessoas lotaram o Salão Nobre do Clube União Cruzeiro-Rio Branco e participaram da Audiência Pública para apresentação do Anteprojeto do Memorial das Etnias de Carlos Barbosa. A idéia do surgiu da necessidade de revitalização da área sul do Parque da Estação e de homenagear as 12 etnias que constituem a população barbosense.

Além de superar todas as expectativas de público, já que é histórica a carência de pessoas que participam de audiências, o proporcionou momentos de emoção. O público foi recebido por 12 adolescentes tipicamente trajados com as vestes de cada etnia e com as respectivas bandeiras dos países representados. Além disso, as pessoas eram saudadas com um “boa noite” dito na língua de origem de cada país. Depois de cada etnia ser apresentada a todos no salão, o Prefeito Municipal, Irani Chies, abriu o evento desejando boas vindas aos presentes e destacando o trabalho que vem sendo realizado em prol da cultura em Carlos Barbosa. A palavra foi passada para a Diretora da Proarte, Liana Accorsi, que fez uma breve retrospectiva dos fatos que levaram ao projeto do Memorial das Etnias. Em seguida, o público assistiu a um emocionante vídeo que trouxe imagens do passado de Carlos Barbosa e enfatizou os grandes eventos e manifestações culturais que ocorreram no município nos últimos 3 anos.

Em seguida, o Secretário de Planejamento e Fomento Econômico, Fábio Chies, iniciou a apresentação do anteprojeto do Memorial das Etnias trazendo informações desde o projeto do Arquiteto Carlos Maximiliano Fayet, já falecido, cuja proposta foi vencedora de um concurso público realizado em 1991 e previa a revitalização do Parque da Estação. Fábio apresentou cada estudada pela equipe da Secretaria e debatida com os interessados, já que o local em questão abriga atualmente também a do Produtor do município. Ao se chegar numa idéia inicial, foi elaborada a apresentação do anteprojeto levado à discussão e debate na noite de terça.

O projeto apresentado prevê um novo local para a Feira do Produtor com mais espaços e atrativos, além de monumentos para as três etnias em que Carlos Barbosa foi berço da colonização: italianos, suíços e poloneses, e outros pequenos monumentos construídos juntos homenageando os outros grupos étnicos, que formaria a Praça das Etnias. Apresentado o projeto através de um audiovisual virtual, os presentes puderam debater, das sugestões e analisar o que foi apresentado. Dadas as opiniões e os elogios pelos presentes, a Administração Municipal encerrou o evento com a certeza de que novas audiências públicas serão realizadas, visto que este projeto, assim como outros tantos, será debatido sempre de forma muito democrática.

Cassiane Baldasso
aqui>

O conteúdo desta página pode não refletir a opinião do portal NoticiasDoSul.com e de seu fundador. Os veículos e autores identificados nas publicações fazem o uso desse espaço sem edição ou análise prévia. Assim, possuem a mais ampla e exclusiva responsabilidade sobre quaisquer consequências que possam estar direta ou indiretamente relacionadas ao conteúdo aqui veiculado, isentando este site e seu fundador de qualquer responsabilidade.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.