Qualidade da água

Qualidade da água de Salvador do Sul é 95,3%.

A população de Salvador do Sul tem à disposição em suas casas a água com índice de qualidade (IQA) que chega a 95,3% numa escala de zero a 100. Essa qualidade é resultado do trabalho dos técnicos da área de tratamento de água da Corsan e para alcançar esse objetivo são realizadas no mínimo 40 análises, com testes em diversos pontos da rede de distribuição da cidade.

O IQA é uma metodologia organizada a partir da análise de seis parâmetros previstos pela Portaria 518/04 do Ministério da Saúde. São verificados os níveis do ph da água, cor, turbidez, cloro residual, quantidade de flúor e exame bacteriológico, e no caso de Salvador do Sul o IQA aponta uma excelente qualidade, já que a água é considerada muito boa quando atinge IQA acima de 80%.

O número de testes realizados na rede de água por mês é variável, conforme a população do município atendido pela Corsan. Os resultados também estão disponíveis à população no site da Corsan, www.corsan.com.br. Além disso outros exames mais sofisticados como a análise de metais pesados e outros agentes químicos são feitos no Laboratório Central, em Porto Alegre, que atua sob a norma ISO/IEC 17025 da ABNT.

Além da preocupação da Corsan com a qualidade da água distribuída para 7 milhões de gaúchos em 346 localidades em nosso Estado, o secretário de Habitação, Saneamento e Urbano, Marco Alba, destaca que os na expansão dos serviços de água e esgotos até o final do governo Yeda Crusius serão superiores R$ 1 bilhão, sendo que metade desse valor vai ser destinado à ampliação dos sistemas de esgotos sanitários.
aqui>

O conteúdo desta página pode não refletir a opinião do portal NoticiasDoSul.com e de seu fundador. Os veículos e autores identificados nas publicações fazem o uso desse espaço sem edição ou análise prévia. Assim, possuem a mais ampla e exclusiva responsabilidade sobre quaisquer consequências que possam estar direta ou indiretamente relacionadas ao conteúdo aqui veiculado, isentando este site e seu fundador de qualquer responsabilidade.