Curso técnico gratuito em São José

Curso beneficia alunos também com a possibilidade de um curso técnico sem sair do município.

Começou na segunda-, 02 de julho, o de gestão, ministrado por professores da Universidade de Santa Cruz do Sul, , em São José do Sul. São 35 , com totalmente gratuitas, de segunda a quarta-feira, na Escola Municipal Valéria Maria Kirch. “A princípio seriam 30 alunos, mas a procura foi grande e ampliamos para 35, com lista de espera, caso haja alguma desistência”, destaca a assistente social do município e uma das coordenadoras do , Jaqueline Gauer Wollmann. A iniciativa faz parte do projeto que envolve quatro municípios, além de São José do Sul, Pareci Novo, Montenegro e Triunfo, com a universidade e o programa Innova Petrobrás, que garante recursos para projetos sociais. A parceria já garantiu uma turma de formados em gestão, no concluído em dezembro de 2011. A formatura ocorreu no Clube do Comércio, em Montenegro, com entrega do certificado, presença de paraninfo e familiares foram convidados. Uma das formadas é Maria da Silva, 34 anos, auxiliar de serviços, que já engatou um curso superior na mesma universidade. “Sempre quero aprender mais e o curso técnico me incentivou a começar um de nível superior”, explica.

Betânia Renner, agente administrativa de 34 anos, é a nova aluna do curso de gestão no município. Ela aponta mais benefícios do curso na cidade, além de ser gratuito. “A vantagem é que não preciso me deslocar de São José, vou a pé para as ”, conta ela. Segundo Betânia, ela não teria outra forma de participar de um curso fora da cidade, pois tem um filho pequeno, que deixa aos cuidados de uma babá. “Aí, qualquer coisa que acontece, estou pertinho para resolver”, explica.

O curso com enfoque na gestão foi uma escolha dos coordenadores dos quatro municípios, que elegeram as prioridades em seus municípios. Paisagismo, construção civil, reciclagem foram as ênfases sugeridas, mas em São José, os alunos ressaltaram o quanto gostaram das aulas de gestão em 2011, que este ano o curso será voltado totalmente para a área. “Reparamos que os jovens, quando estão saindo da escola, preferem arranjar logo um emprego para ganhar seu dinheiro. Então, o curso de gestão vem também para contribuir com a questão financeira, para que se organizem melhor, melhorando seu desempenho profissional e pessoal”, explica a assistente social. O curso tem 200 horas em dois módulos. Participam alunos com idade mínima de 16 anos e completo. São aulas de informática, inglês, português, matemática, e a turma, diversificada, tem alunos de até 50 anos.

Na escola Valéria Maria Kirch foi montada uma sala de informática com computadores doados pela Federação da Associação de Municípios do RS, Famurs, que a Municipal de São José do Sul ganhou no início de 2012, em um sorteio realizado em uma Convenção, em Tramandaí. O Centro de Referência Recriar, que dá apoio ao projeto, realiza as inscrições dos alunos interessados e divulgou o projeto junto à comunidade. Juntamente com a universidade, que desenvolveu o currículo do curso, o planejou o cronograma. “Tudo foi realizado a partir do perfil da comunidade. Os professores do curso avaliam a turma, vêem quais são as suas ansiedades, o que procuram”, explica Jaqueline. Dessa forma, o curso tem o enfoque específico nos anseios do município e também dos alunos.

A parceria com a foi assinada na última sexta-feira, dia 29 de junho, pelos quatro municípios, porém, desde março tem sido realizados encontros para definir as propostas do curso em 2012.
aqui>

O conteúdo desta página pode não refletir a opinião do portal NoticiasDoSul.com e de seu fundador. Os veículos e autores identificados nas publicações fazem o uso desse espaço sem edição ou análise prévia. Assim, possuem a mais ampla e exclusiva responsabilidade sobre quaisquer consequências que possam estar direta ou indiretamente relacionadas ao conteúdo aqui veiculado, isentando este site e seu fundador de qualquer responsabilidade.